Corpo de Bombeiros resgata vítima de ataque de abelhas em Aracoiaba

6 de maio de 2022 - 14:30 # # # # #

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) de Guaramiranga resgatou, na tarde da quarta-feira (4), uma vítima de ataque de abelhas, na localidade de Encosta, em Aracoiaba, Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. De acordo com os bombeiros militares que atenderam a ocorrência, três amigos se dirigiam para uma pescaria, quando foram surpreendidos pelas abelhas. Dois deles conseguiram fugir e pedir socorro, enquanto um sofreu o ataque. Imediatamente, os bombeiros se deslocaram para iniciar a busca e resgate da vítima.

Devidamente protegidos por seus equipamentos de proteção individual (EPIs), os bombeiros militares da 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/4ºBBM) atuaram na busca e resgate da vítima do ataque. A vítima do sexo masculino, de 30 anos de idade, foi encontrada embaixo de uma árvore, em uma mata fechada, ainda sob o ataque das abelhas. O homem estava bastante debilitado, mas consciente e orientado, porém sem condições de andar.

Com todos os cuidados possíveis, o homem foi carregado nas costas, por um dos bombeiros militares, por cerca de 400 metros para afastá-lo do local do ataque até uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que encontrava-se aguardando nas proximidades. Após os primeiros atendimentos, a vítima foi conduzida a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aracoiaba.

Cuidados com as abelhas africanizadas

O Corpo de Bombeiros reforça que ruídos, odores fortes, tremores, vibrações e movimentos rápidos chamam a atenção das abelhas. Entretanto, quando se sentem ameaçadas, elas atacam todos que estiverem nas redondezas. Os sintomas após a picada variam entre a vermelhidão e até óbito, a depender do caso e da rapidez para atendimento.

As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão na ferida. Fraqueza geral, dificuldade respiratória, inchaço ao redor da picada, frequência cardíaca alterada, diarreia, vômitos, tremores e extremidades frias são alguns dos sintomas que o ataque de abelhas pode causar em cães e gatos e até o óbito em seres humanos que tenham alergia principalmente.

Orientações do CBMCE:

– Afaste-se da colmeia o mais rápido possível e sem fazer barulho;

– Caso seja atacado, fuja. Se conseguir, corra para dentro de uma plantação em movimento “zig-zag”, e só pare quando tiver absoluta certeza que elas não estão atrás de você;

– Se estiver próximo a um rio, lagoa ou piscina, mergulhe;

– Quando estiver protegido, tente socorrer quem estiver sendo atacado com uma coberta ou algo parecido, assegurando que você não sofrerá nenhum risco;

– Independentemente do total de ferroadas, caso a vítima apresente sintomas como queda de pressão, falta de ar, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo ou outros sintomas, o atendimento médico de emergência deverá ser imediato.

Com informações da Ascom do CBMCE