Polícia Civil do Ceará localiza no Rio de Janeiro suspeitos de extorquir comerciantes do Norte e Nordeste do país

4 de maio de 2022 - 10:57 # # # #

Um trabalho de inteligência realizado por equipes do Núcleo de Combate ao Crime Organizado da Delegacia Regional de Sobral, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultou na identificação de um grupo suspeito de praticar crimes de extorsão contra vítimas do Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Acre. Policiais civis do Ceará cumprem, nesta quarta-feira (04), mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva em desfavor do grupo criminoso. As ordens judiciais são cumpridas dentro de uma unidade prisional do Rio de Janeiro, local onde os suspeitos se encontram recolhidos. A ação em solo carioca conta com apoio da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (SEAP-RJ).

Os investigadores cearense tomaram conhecimento de que as vítimas, grande parte da região norte do Ceará, e, especificamente, comerciantes, recebiam ligações dos suspeitos, onde eram ameaçadas e coagidas a transferir valores estabelecidos pelos indivíduos, para as contas de outras pessoas que, com base nas investigações, pertencem ao mesmo grupo criminoso.

Diante dos detalhes do crime e o “modus operandi” dos alvos, os policiais civis conseguiram identificar que as extorsões eram feitas de dentro de uma unidade prisional, situada em Japeri, Região Metropolitana do RJ. Com isso, foi solicitado ao Poder Judiciário, os mandados de busca e apreensão e de prisões preventivas contra o grupo já identificado. Com as decisões judiciais em mãos, os agentes foram até as unidades prisionais, onde realizaram vistorias minuciosas nas celas dos alvos. Lá, vários celulares, acessórios dos celulares, uma quantidade de drogas e duas facas foram apreendidos.

Além dos mandados de prisões e apreensões serem cumpridos, os investigadores representaram pelo sequestro de valores das contas que eram utilizadas pelos criminosos. Apurações apontam ainda que os suspeitos, em apenas 15 dias, conseguiram captar aproximadamente R$ 50 mil. Com isso, a Polícia Civil do Ceará continuará com as investigações acerca deste grupo, com o objetivo de identificar outros partícipes deste esquema criminoso.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o ‪‪(88) 3677-4711, o número de WhatsApp da Delegacia Regional de Sobral, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.