CBMCE realiza entrega de certificados do curso Surf Salva no Cumbuco

29 de abril de 2022 - 10:34 # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou a entrega de certificados aos concludentes do Curso Surf Salva-Vidas. A solenidade ocorreu nessa quinta-feira (28), na Praia do Cumbuco, município de Caucaia, Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. Ao todo, onze alunos concluíram a capacitação.

O curso é dividido em módulos teóricos e práticos e voltado para quem conhece e está na praia todos os dias. O objetivo é ensinar aos surfistas as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação. O coronel e coordenador do projeto do CBMCE, Cláudio Barreto, falou sobre a importância da capacitação.

“Essa parceria entre a sociedade e o CBMCE é fundamental, pois crescemos juntos e trabalhamos como transformadores na vida das pessoas. Isso sem contar com a oportunidade de trabalho, pois muitos, através do Projeto Surf Salva, estão trabalhando na área”, pontuou o militar.

O coronel do CBMCE também explicou sobre o tempo e os assuntos abordados durante as aulas do projeto. “Foram quatro dias e um total de 16h/ aulas de treinamento. Abordamos sobre como utilizar a própria prancha para resgatar vítimas de afogamento, bem como aplicar os primeiros socorros até a chegada de uma equipe profissional”, ressaltou o coordenador.

Projeto Surf Salva-Vidas

O Projeto Surf Salva teve início em 1995 e foi implantado pelo capitão Ronald Aguiar, que em sua gestão, formou 100 surfistas. Já no ano de 1998, o 2º tenente coronel Cláudio Barreto tomou uma iniciativa para o projeto se tornar permanente, com o objetivo de ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará.

Atualmente, quase seis mil surfistas já se formaram e estão contribuindo na prevenção de afogamentos. “É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas”, concluiu o oficial.