Em comemoração aos 214 anos, Polícia Civil do Ceará realiza exposição de mobílias, armamentos e viaturas antigas no Shopping Riomar

22 de abril de 2022 - 18:52 # # # # # #

Nessa quinta-feira (21), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) comemorou seus 214 anos de existência, pensando nisso, a PC-CE realizou durante todo o dia de ontem, uma exposição de móveis e equipamentos antigos da instituição, tais como mobílias, armamentos, material de comunicação e veículo com caracterização antiga. O evento acontece na entrada principal do Shopping RioMar e tem o objetivo de aproximar a sociedade e, principalmente, contar um pouco da história da Polícia Civil, que há mais de dois séculos trabalha de forma ininterrupta em prol da sociedade cearense.

Aberto ao público das 10h às 22h, com encerramento no próximo dia 24, as pessoas que passarem por lá conhecerão, de forma gratuita, um pouco da história da PC-CE. O passado e o presente da instituição são contados de forma lúdica e didática, com exposição de um vídeo que resumirá os feitos ao logo destes anos.

Quem compareceu ao shopping nessa quinta-feira, pode acompanhar o avanço da tecnologia, trabalho de inteligência, padronização de viaturas e fardamentos, este e outros elementos que foram destacados no evento. Além da importância do cão farejador, ferramenta fundamental no trabalho em combate ao tráfico de drogas, coordenado pela Delegacia de Narcótico (Denarc), unidade especializada da PC-CE.

Além do aparato antigo, os frequentadores do shopping conheceram os carros de luxo que foram apreendidos em parte de um trabalho de êxito da instituição em combate às organizações criminosas. As apreensões ocorreram ao longo destes anos, por policiais civis que realizam ações ininterruptas em todo Estado. Quem esteve presente na exposição e destacou um pouco dos trabalhos da instituição mais antiga da segurança pública, foi o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, que ressaltou a importância da sociedade em conhecer um pouco de como funciona a PC-CE.

Ontem, hoje e sempre

“Uma instituição que não preserva e não se orgulha do seu passado não terá êxito em seu futuro” essa foi umas das frases ditas pelo delegado geral, Sérgio Pereira, que destaca com emoção a importância das pessoas conhecerem um pouco de como funciona a instituição. “Uma Polícia Civil feita de pessoas compromissadas, dedicadas e que honram a função que exercem”.

“Esse evento foi pensando em aproximar a sociedade da nossa instituição. Algumas pessoas não conhecem nosso armamento, os equipamentos que nos dão suporte para realizar as prisões. Na verdade, as pessoas só conhecem realmente como funciona quando de fato realizamos a prisão. Aqui, as pessoas poderão conhecer nosso equipamento de ponta, nossas viaturas, fardamento e parte do treinamento. Mas quero reiterar que nada disso seria possível se não tivéssemos a arma fundamental desta instituição, que é o policial civil. Homens e mulheres compromissados e que realizam um trabalho extremamente qualificado” disse ele.

E completa, “Quero parabenizar a todos que compõem a Polícia Civil do Ceará, além de profissionais, somos uma família, uma grande família que trabalha de forma honrosa e íntegra” finalizou, Sérgio Pereira.