Corpo de Bombeiros do Ceará resgata réptil jacaretinga em Caucaia

22 de abril de 2022 - 15:20 # # # #

Um jacaretinga, réptil carnívoro também conhecido como jacaré-de-óculos, foi resgatado nessa quinta-feira (21), por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O animal silvestre, de quase dois metros de comprimento, foi localizado próximo ao KM 34 da BR-222, em Caucaia, município da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado.

Os bombeiros militares foram acionados para a ocorrência no final da tarde de ontem. Na ocasião, um jacaretinga que estava na rodovia havia sido localizado por moradores da região. O réptil foi localizado e resgatado. “Ao chegarmos no local, o animal com cerca de 1,80 metros de comprimento, já havia sido imobilizado por moradores do bairro Boqueirão”, relatou o tenente do CBMCE, Herbeth.

Em seguida, o animal, que não apresentava ferimentos aparentes, foi recolhido para uma Área de Proteção Ambiental (APA). Além do comandante da operação, atuaram durante a ocorrência o subtenente Cleuton, subtenente Júnior, cabo Naílton e soldado Bruno Silva.

Espécie

Conhecido também como jacaré-de-óculos, esse réptil carnívoro habita em diferentes rios e lagos. No Brasil, recebeu o nome de jacaretinga por causa de seu dorso de cor branca. Os machos chegam a medir entre 1,8 a 2,5 metros de comprimento. Já as fêmeas, medem cerca de 1,4 m. Eles se alimentam de diferentes espécies de animais como crustáceos, peixes, anfíbios, outros répteis, aves e pequenos mamíferos.

Legislação e Prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998 de Crimes Ambientais. Portanto, o CBMCE alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha-se sempre distante do animal; não tente capturá-lo para não ferir ou machucar o animal. Em seguida, acione imediatamente uma equipe dos Bombeiros para fazer o resgate. O contato pode ser feito para o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. Inclusive, em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduzam a velocidade ou parem os veículos. Desta forma, acidentes com esses animais podem ser evitados.