Um fuzil e outras quatro armas de fogo são apreendidas pela PMCE durante ações distintas na Grande Messejana

19 de abril de 2022 - 14:43 # # # # # # #

Duas ações realizadas por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultaram em três pessoas presas e nas apreensões de cinco armas de fogo, entre elas, um fuzil calibre 5,56. As ações aconteceram nessa segunda-feira (18), nos bairros Jangurussu e Messejana, ambos pertencentes à Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. No ano de 2022, as Forças de Segurança do Estado já apreenderam 1.759 armas de fogo em ações realizadas em todo o Ceará.

Apreensão do fuzil

Uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou as prisões de dois homens e as apreensões de um fuzil e munições. A ação aconteceu na noite dessa segunda-feira (18), no bairro Jangurussu – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital.

A composição patrulhava na região quando escutou barulho de disparos de arma de fogo. Diante disso, os PMs seguiram em diligências em busca da origem dos tiros e dos possíveis suspeitos. Os profissionais de segurança pública localizaram os indivíduos, que tentavam se evadir em um veículo. A dupla foi abordada, e com eles, foram apreendidos um fuzil 5,56, três carregadores da mesma arma e 60 munições, além de um aparelho celular e um veículo.

Os suspeitos, identificados como Alisiano Lima Pereira (19) e Ildillê Ítalo Silva Leite (20) foram conduzidos até o 30º Distrito Policial (DP), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foram autuados pelo crime porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e com numeração raspada. Alisiano respondeu, quando adolescente, por atos infracionais análogos aos crimes de tentativa de homicídio, roubo consumado e constrangimento ilegal. Ildillê responde, já em sua maioridade, por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e por dirigir veículo automotor sem habilitação.

Outra ação

Na tarde dessa segunda-feira (18), policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da PMCE patrulhavam no bairro Messejana (AIS 3), quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita, com um volume na cintura. O homem foi abordado, e com ele, foi apreendido um simulacro de arma de fogo.

Durante as diligências, os PMs fizeram buscas dentro de um imóvel em construção, que pertence ao suspeito, onde lá foram apreendidas três armas artesanais, uma espingarda, outro simulacro de pistola, 96 munições de calibres diversos, além de 45 gramas de cocaína, três balanças de precisão, placas de veículos e seis aparelhos celulares.

Com isso, Francisco Robson Paiva Fernandes (26) recebeu voz de prisão e foi conduzido até o 30º Distrito Policial (DP), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.