Guarda-vidas do CBMCE atuam em resgate de velejador no Cumbuco

10 de abril de 2022 - 12:05 # # # #

Um velejador de 39 anos foi resgatado, nesse sábado (9), por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). O homem havia se afogado em mar aberto na Praia do Cumbuco, no município Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) da Região Metropolitana de Fortaleza.

Os guarda-vidas da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (2ªCSMar/BBS) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) atuaram de forma rápida no resgate do velejador. A ocorrência foi iniciada às 15h30. Após o acionamento, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), os bombeiros chegaram ao endereço indicado.

No local, a composição realizou o resgate de maneira braçal, salvando a vítima e resgatando o equipamento esportivo que estava sendo utilizado. O salvamento foi registrado próximo ao Pico das Almas localizado na Praia do Cumbuco.

Durante a ação, um quadriciclo e uma motocicleta aquática também foram usadas. Na ocasião, a vítima recebeu os atendimentos ainda no local.

Dicas do Corpo de Bombeiros

Sempre procure tomar banho próximo aos Guarda-Vidas (GV). Caso não tenha na região de banho, procure informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixe crianças desacompanhadas.

As águas das lagoas costumam ser mais tranquilas. Porém, são um risco, principalmente para as crianças, por serem escuras. Além de esconderem sua real profundidade e não terem um fundo plano, os banhos em lagoas envolvem uma série de riscos, como pedras, galhos e outros obstáculos. O banhista pode ficar preso, se machucar no mergulho, além da água doce dispor de uma densidade menor, ou seja, afunda-se com mais facilidade.

Cada uma dessas variáveis, individualmente, já podem causar um incidente e a vítima de afogamento chegar a óbito. Portanto, se você não conhece o local ou o mesmo não está sinalizado, evite adentrar ou mergulhar quando a água passar acima da cintura.

Com informações da Ascom do CBMCE.