PMCE participa de Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio

5 de abril de 2022 - 10:50 # # # #

Com foco na valorização e na capacitação, agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) participaram do XXII Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio (XXII CATS). A iniciativa, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE), foi realizada de 28 de março a 1° de abril, na Faculdade UNINTA, em Itapipoca.

Com carga horária de 40 horas/aulas, a qualificação contou com as participações de 54 profissionais de diferentes áreas, dentre eles, policiais militares dos 11º e 12º Batalhões da Polícia Militar (BPM), do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar do Ceará, além de bombeiros militares, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Itapipoca e psicólogos.

No decorrer da semana, foram ministradas disciplinas práticas e teóricas, como gerenciamento em incidentes e crises e os tipos específicos de ocorrência de tentativas de suicídio e as diversas intervenções. Disciplinas que servirão como base para o aprimoramento de suas atuações nas respectivas instituições.

Nessa edição do CATS, além de certificar os alunos em âmbito nacional em parceria com o Programa Vidas Preservadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará, os profissionais receberam certificação internacional da Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE-IFPE).

“Foi um momento de grande aprendizado profissional e pessoal. Sabemos que existe uma responsabilidade enorme quando se trata de vidas a salvar, portanto o curso mostrou que com as ferramentas certas podemos criar conexão, compaixão e esperança. Podemos, sim, ser a luz no fim do túnel”, ressaltou o subcomandante da 1ª Companhia do 11º BPM, 1º Tenente Sales.

(Com informações da Ascom da PMCE)