SSPDS e Sesa discutem fluxograma para acionamento de serviço aeromédico da Ciopaer

1 de abril de 2022 - 17:29 # # # # #

O secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, se reuniu, nessa quinta-feira (31), com Khalil Feitosa, diretor geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, e Nilson Mendonça Filho, diretor técnico do Samu 192 Ceará. A visita dos representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) também contou a participação do coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), coronel aviador FAB Darley Oliveira de Sousa, e do tenente-coronel Emerson Vasconcelos Bastos, chefe de operações da Ciopaer.  

O objetivo da reunião foi alinhar as tratativas para a interligação entre o Samu 192 Ceará e o serviço aeromédico da Ciopaer da SSPDS, além da criação de protocolos de acionamento para otimização do serviço aeromédico, bem como o novo fluxograma a ser desenvolvido pelo Samu 192 Ceará e a análise de segurança do voo que ficará a cargo da Ciopaer.

“Alinhamos a elaboração de um fluxo de acionamento do serviço aeromédico da Ciopaer com o Samu 192 Ceará. Além de aproximar ainda mais os dois serviços de atendimento de urgência e emergência do Estado, foram traçados objetivos e metas a serem trabalhados pelos órgãos para um melhor acionamento do serviço e atender de maneira mais rápida e precisa à população cearense”, explica o diretor geral do Samu 192 Ceará, Khalil Feitosa. 

O novo fluxograma de acionamento do aeromédico otimizará o transporte de pacientes em situação de risco de morte. A Ciopaer conta com cinco bases no Estado localizadas nos municípios de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Crateús e Quixadá. 

Além das novas tratativas, os gestores da SSPDS e o diretor do Samu 192 Ceará alinharam demandas do serviço prestado aos cearenses. “É muito importante esse alinhamento de procedimentos operacionais para que possamos atender a todos os acionamentos, tanto em atividades policiais quanto em possíveis resgates. Nessa reunião, acertamos que a Ciopaer quando demandada para acionamentos do serviço aeromédico realizará a análise da segurança de voo, se o tempo será viável e os critérios técnicos da aeronave. Com relação às condições do paciente, ficará a cargo do Samu 192 Ceará. Dessa forma, dentro do que ficou acordado, a Ciopaer atenderá todas as demandas do aeromédico, analisando a segurança do voo para otimizar ainda mais este importante serviço para a população”, pontuou Samuel Elânio.  

Aeromédico

A agilidade na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do trabalho diário realizado pelo transporte aeromédico da Ciopaer, que é referência no atendimento e no deslocamento de pacientes para unidades de saúde do Estado.

As aeronaves são dotadas de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.