Homem investigado por golpes milionários na Capital é preso pela PC-CE

30 de março de 2022 - 15:54 # # # #

Diligências efetuadas por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultaram no cumprimento de um mandado de prisão preventiva pelo crime de estelionato. O trabalho policial aconteceu, nessa quarta-feira (30), no bairro de Fátima, pertencente à Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Tufi Assef Farias (64) é apontado como suspeito de diversos golpes de estelionato registrados no ano de 2008, em Fortaleza. 

Conforme apurações policiais, o suspeito era procurado em três endereços localizados em bairros distintos da Capital. No começo da tarde dessa terça-feira, o homem foi preso por policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). No entanto, as investigações foram conduzidas pela Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), quando Assef foi identificado e um mandado de prisão preventiva em desfavor dele foi representado junto ao Poder Judiciário. 

O mandado foi cumprido após uma ação dos policiais civis, que diligenciaram nos bairros José Bonifácio (AIS 5) e Fátima (AIS 1), em Fortaleza. Neste segundo, foi o local onde ele foi encontrado e preso. Assef possui uma extensa ficha criminal por crimes de estelionato, além de cerca de 100 processos criminais na Justiça. Agora, o homem encontra-se à disposição do Poder Judiciário.

Golpes de milhões

Assef é suspeito de participação em um golpe de R$ 6 milhões em 2008. A empresa do suspeito atuava como terceirizada no serviço de entrega de documentos, cartões de crédito e correspondências, Assef é investigado ainda de ter lesado diversas empresas em Fortaleza, para as quais prestava serviços. Em um dos golpes ocorria a transferência ilegal de dinheiro por meio de emissão de duplicatas simuladas. Em uma das empresas, o prejuízo foi de mais de R$ 2 milhões. À época, as empresas lesadas tomaram as providências legais diante das ações criminosas de autoria do suspeito.