Ação exitosa da PMCE resulta nas apreensões de três armas, munições e droga em Monsenhor Tabosa

21 de março de 2022 - 15:54 # # # # #

Visando coibir os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Violentos Contra o Patrimônio (CVP) no Estado, uma ação resultou na prisão de um homem e na apreensão de um adolescente suspeitos de crimes e de atos infracionais. Com eles, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 com numeração raspada, uma pistola e um carregador 380, 54 munições calibre 380, 22 munições calibre 38, dez gramas de cocaína, dois celulares e outros objetos. A ofensiva de equipes da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar do Ceará (PMCE) aconteceu no início da tarde desse domingo (20), no bairro Jucás, em Monsenhor Tabosa – Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. 

A ação exitosa dos policiais militares foi registrada após a equipe ser acionada para uma ocorrência de roubo de uma motocicleta na localidade de Coronel. O homem e o adolescente são suspeitos de participação no ato, que ocorreu pela manhã. Durante as buscas, a composição visualizou um grupo de pessoas, que ao avistar os policiais, tentou se evadir. Em frente ao imóvel estava a citada motocicleta, que foi recuperada. 

Jailson Pinto Lima (19), conhecido como “Escobar”, e um adolescente de 17 anos apreendido foram capturados. As armas e o material ilícito foram localizados em duas residências alvos da ação. Jailson tem passagens por roubo e porte ilegal de arma de fogo. Já o adolescente responde a um ato infracional análogo ao crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.   

A dupla foi conduzida à Delegacia Regional de Crateús, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde Jailson foi autuado em flagrante por integrar organização criminosa, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. O adolescente responderá a atos infracionais análogos aos crimes de integrar organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. A Polícia Civil segue em investigação acerca dos envolvidos no roubo da motocicleta. O veículo foi restituído ao seu proprietário. 

Balanço positivo

As armas apreendidas na ação desse domingo (20) em Monsenhor Tabosa se soma as apreensões registradas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Entre janeiro e fevereiro de 2022, as Forças de Segurança do Ceará apreenderam 1.139 armas de fogo, em ações da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Somente em fevereiro, foram 628 armas, o que representa um aumento de 39,6%, em comparação com o mesmo mês em 2021, quando foram recolhidas 450. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

O aumento também é notado quando se compara o acumulado dos dois primeiros meses de 2022, com 1.139 apreensões, em comparação com o mesmo período no ano anterior, quando 972 armas foram retiradas de circulação. O crescimento é estimado em 17,2%, sendo atribuído à integração entre a Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), bem como o reforço das ferramentas de tecnologia e da inteligência.