Forças de Segurança levam mantimentos a moradores atingidos pelas fortes chuvas

15 de março de 2022 - 16:08 # # # # # #

Os municípios de Várzea Alegre, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21), e Carnaubal (AIS 14) receberam mais apoio das Forças de Segurança, nesta terça-feira (15). Os profissionais da Segurança Pública atuam de maneira ininterrupta nas regiões Norte e Centro Sul após as fortes chuvas registradas no Ceará. As ações contam com o auxílio de equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Entre as ações, famílias isoladas receberam mais de 200 quilos de insumos, entre kits de mantimentos, garrafões de água, leite e fraldas.

A aeronave Fênix 07 da base da Ciopaer, em Juazeiro do Norte, foi acionada para dar apoio à população ilhada na zona rural de Várzea Alegre, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Ceará. A Defesa Civil do Estado e a Prefeitura de Várzea Alegre realizaram as entregas de mantimentos e de água para os moradores atingidos. Quatro famílias ficaram ilhadas, em virtude das enchentes no município de Várzea Alegre. Elas se recusaram a sair das casas e pediram apoio com a entrega de alimentos e água. A Ciopaer realizou as entregas de dez kits de mantimentos, seis garrafões de água, quatro quilos de leite, além de fraldas.

“A Ciopaer foi acionada para prestar apoio à Defesa Civil do Estado do Ceará ainda em decorrência das fortes chuvas que assolaram o Sul do Estado. Algumas comunidades ainda estão isoladas, sem passagens para outras localidades, então foi necessário que tivéssemos alimentos e água potável para essas pessoas, que incluíam idosos e crianças”, destaca tenente-coronel Virgilio Ryozaburo Claudio Sawaki, piloto da Ciopaer.

Nas regiões afetadas, o Governo do Ceará, por meio da SSPDS, soma esforços para mitigar os danos às famílias desalojadas e ilhadas com equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil do Estado.

Cedro

Em Cedro, a Defesa Civil do Estado concluiu um mapeamento da situação atual do município pertencente à AIS 21. As ações na região ocorrem de maneira efetiva. Duas guarnições da Defesa Civil Estadual atuam nas áreas afetadas devido ao fato de 12 localidades terem sido afetadas após a barragem do açude Ubaldinho romper.

“Nos municípios atingidos pelas grandes chuvas e rompimentos de barragens, as guarnições da Defesa Civil executaram os seguintes serviços: na cidade de Cedro, foi terminada a verificação de todos os danos causados e repassadas para a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, onde, após conversa com o coordenador municipal e com o vice-prefeito, a guarnição que estava na cidade de Cedro se deslocou para Várzea Alegre para dar apoio à guarnição que se encontra lá. Hoje, a guarnição de Várzea Alegre, além de verificar os danos, atuou com a Ciopaer para levar mantimentos e água a uma pequena comunidade que se encontrava ilhada. Os moradores estavam há alguns dias sem água e alimentos em virtude da inundação, não tinha via de acesso dessa comunidade até chegar à cidade. Na cidade de Carnaubal, toda a análise de danos na cidade foi finalizada para ser repassado a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para que esta possa tomar as devidas providências”, explica o tenente-coronel Albert Arruda, coordenador estadual da Defesa Civil.