Policial militar feminina salva criança de engasgo na sede da SSPDS em Fortaleza

8 de março de 2022 - 11:51 # # # # #

No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulga uma ocorrência que teve o desfecho bem-sucedido graças à atuação de uma sargento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que salvou a vida de uma criança de quatro meses, vítima de engasgo. A noite da última segunda-feira (7) não foi um plantão comum para Bárbara Pinto, 3º sargento da PMCE, que estava de serviço de guarda da SSPDS. 

A família do menino procurou a sede da pasta às 20h15min, no bairro São Gerardo, após a criança ter as vias aéreas obstruídas durante uma lavagem nasal com soro. Imediatamente, os policiais militares de plantão acolheram a criança e a mãe. O menino que estava com sinais de engasgo teve a vida salva, graças a manobra de Heimlich aplicada por Bárbara.

“A mãe chegou nervosa e aflita. A criança estava no veículo desmaiada e não respirava direito. Fiz a manobra de Heimilich para bebês. Nessas horas temos que manter a calma e fazer o que tem que ser feito”, explicou Bárbara Pinto, 3º sargento da PMCE. 

Manobra de Heimlich

Botões, pedrinhas, miçangas, feijão, massinhas e outros objetos fazem parte de uma lista de coisas que as crianças costumam se engasgar ou introduzir na boca. Por isso, a manobra de Heimlich é um procedimento eficaz de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, como por exemplo, alimentos e pequenos objetos.

A aplicação da técnica no menino foi crucial para salvar sua vida, pois ele não respirava e poderia evoluir para um quadro grave. 

“Apoie a criança no braço, com a cabeça abaixo do corpo tendo o cuidado para manter a boca aberta. Apliquei a técnica e fiz a repetição dos ciclos. Ele começou a chorar. Nesse momento, tive a certeza que estava tudo bem”, disse a policial militar. 

Em situações de engasgos, a manobra é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia e que pode ser realizada por qualquer pessoa, é importante seguir corretamente as orientações.

“A manobra acontece de formas diferentes em bebês e em crianças de dois anos. No bebê, devemos colocá-lo de bruços, deitado em cima do nosso antebraço e com a cabeça virada para baixo. Então, com bebê com as costas retas e, segurando com firmeza, devemos dar cinco tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia”, explica.

Após os primeiros socorros, a médica pediatra Rebecca Santos, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estava na regulação do atendimento emergencial da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), atendeu o menino. A médica também o examinou e deu orientações à família.