Polícia Civil desarticula grupo criminoso especializado em extorsão com restrição de liberdade em Fortaleza

7 de março de 2022 - 14:43 # # # #

Entre os presos, está um homem que já era investigado como mentor de ocorrências do tipo

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) capturou quatro homens suspeitos de integrar um grupo criminoso com participação em uma ocorrência com restrição de liberdade de um homem de 40 anos, registrada no bairro de Fátima – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. As prisões aconteceram em bairros distintos da Capital, em menos de 24 horas após o crime, registrado na noite de sexta-feira (4). Entre os capturados, está um homem de 18 anos, que já era investigado como mentor de ocorrências do tipo. Os detalhes do trabalho policial foram apresentados nesta segunda-feira (7), em coletiva de imprensa na Superintendência da PC-CE, no Centro de Fortaleza.

As diligências foram iniciadas ainda na noite do crime, após a vítima, um servidor público federal, ser abordada em uma via do bairro de Fátima. Os suspeitos entraram no carro da vítima, modelo Jeep Renegade, e fugiram. Após o arrebatamento, familiares foram procurados pelos suspeitos, com exigências de valores. Diante dos fatos, os policiais civis da Divisão Antissequestro (DAS), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e Departamento de Inteligência (DIP) iniciaram a investigação e rapidamente encontraram o funcionário público. O carro da vítima também foi recuperado.

Durante o trabalho policial foi capturado Matheus Batista de Oliveira (18), com histórico de atos infracionais análogos aos crimes de porte ilegal de arma de fogo, tentativa de roubo a pessoa, tráfico de drogas e receptação. A prisão em flagrante ocorreu em um imóvel, no bairro Aldeota (AIS 2), quando o homem se preparava para fugir. No local, a PC-CE apreendeu uma pistola calibre 9 mm municiada, além de uma quantia em dinheiro e uma quantidade de pó branco análogo à cocaína. Ainda na residência, os policiais civis recuperaram uma motocicleta com registro de roubo. Conforme a investigação, Matheus é considerado o mentor do grupo criminoso responsável por crimes de extorsão e restrição da liberdade.

Ainda no bairro Aldeota, foi preso Caio César Evangelista Oliveira (27), com antecedentes por lesão corporal dolosa, crimes contra a administração pública e crimes de trânsito. De acordo com a apuração da PC-CE, ele teria articulado com Anderson Vinícius Silva de Medeiros (31), preso em um imóvel no bairro Parque Manibura, para utilizar a conta bancária desse no recebimento de valores. Também foi preso Rafael Martins Lima (21), com antecedente por roubo a pessoa, encontrado no bairro Couto Fernandes (AIS 5). Ele teria cedido o telefone para o contato com a família da vítima.

Além do material já citado, ainda foram apreendidos cinco celulares, três relógios e documentos. Os homens e as apreensões foram encaminhados à unidade especializada da Polícia Civil do Ceará, onde os suspeitos foram autuados por extorsão mediante restrição da liberdade, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo e receptação. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime, bem como a participação do grupo em outras ações.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.