Militares do CBMCE que atuaram em Petrópolis (RJ) são homenageados em retorno ao Ceará

25 de fevereiro de 2022 - 16:43 # # # # # #

Sob aplausos de passageiros e com o som da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, os militares cearenses do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), que atuaram em Petrópolis (RJ), regressaram a Fortaleza na noite de quinta-feira (24). A homenagem foi um reconhecimento pelo serviço humanitário prestado no desastre ocasionado por intensas chuvas na cidade do Rio de Janeiro.

No Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, após o desembarque, os militares cearenses escutaram o coronel comandante-geral adjunto, Zélio Menezes, que falou sobre o relevante trabalho feito pelos bombeiros cearenses.

“Em nome de todo o Corpo de Bombeiros, em nome de todo o Estado do Ceará, agradeço a vocês pelo excelente trabalho realizado em Petrópolis. Vocês representaram o Ceará com muita honra, nessa lamentável catástrofe”, disse o comandante-geral adjunto.

O capitão do CBMCE, Eliomar Cordeiro Alves, foi um dos militares cearenses que atuou no trabalho operacional. Ele ressaltou a importância dos cães para encontrar os corpos em meio aos escombros do desastres. “O cão é um potencializador do serviço. Bem treinado, ele minimiza o tempo e nos mostra o ponto específico onde estão as vítimas”, detalha. Sobre a participação, o militar destaca a importância do treinamento recebido pela corporação no Ceará, para dar um alento às famílias das vítimas. “O que marca é a história por trás da situação. Em quase todas as situações, tinha um familiar, um amigo, um vizinho nos ajudando. Então é essa história que envolve todo o processo, o que nos toca”, finaliza.

Sobre a missão

A guarnição cearense chegou a Petrópolis em 19 de fevereiro de 2022. Além dos seis militares, entre capitães, subtenentes e soldados, foram enviados também, três cães farejadores que participaram de importantes resgates, como o Edifício Andrea e a tragédia de Brumadinho.