Criança com perna presa em grade de residência é resgatada pelo CBMCE

25 de fevereiro de 2022 - 11:28 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) fez o resgate de um menino de seis anos que ficou com a perna presa na grade de uma residência. O fato ocorreu na Grande Messejana – na Área Integrada de Segurança 03 (AIS 03) de Fortaleza, na manhã dessa quinta-feira (24). Uma equipe da 2ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCBS/BBS) do CBMCE, com sede no Cambeba, fez a retirada da perna da criança que estava presa no gradil.

Os bombeiros militares foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) para a ocorrência. Imediatamente, a equipe se deslocou até o local e resgatou a criança ilesa.

“A ocorrência envolvia uma criança do sexo masculino, de seis anos, que estava com a perna direita presa entre o espaço de uma grade no piso superior da edificação. Umas das hastes precisou ser cortada com o cortador do kit desencarcerador. Foi feita a retirada da criança sem qualquer tipo de lesão”, relatou o subtenente Jorge Monteiro Moraes.

Salvamento

O desencarceramento é a operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas em situações que  materiais que envolvam, prendam ou encarcerem a vítima. O equipamento desencarcerador permite a retirada da vítima caso fique presa nas ferragens de automóveis, aeronaves ou quaisquer outros ambientes que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado ou expandido por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, acomodado numa viatura específica do CBMCE para esse tipo de salvamento.

Como acionar os bombeiros

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.