Polícia Civil prende mulher responsável por controle financeiro de grupo criminoso na Capital

23 de fevereiro de 2022 - 11:49 # # # # #

Dando continuidade nas investigações de combate ao crime organizado, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) cumpriu, nessa terça-feira (22), um mandado de prisão preventiva em desfavor de uma mulher de 25 anos, suspeita de ter envolvimento no grupo criminoso de “Majestade”. Segundo informações policiais, a mulher seria responsável pelo controle financeiro de um coletivo criminoso. A captura ocorreu no bairro Padre Andrade – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Um aparelho celular foi apreendido.

Segundo apurações policiais, a suspeita identificada como Maria Júlia Machado de Menezes (25), com antecedentes criminais por receptação, é apontada como responsável pelas finanças criminosas de um coletivo criminoso. Ela, que também tomava conta da filha de “Majestade”, teria ligação direta com ações relacionadas ao narcotráfico. Tomando conta das finanças, ela estaria à frente das negociações de compras e vendas de drogas e armas para grupo criminoso. Sendo ela uma pessoa de confiança das chefias do coletivo.

A suspeita já era alvo de investigações da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), que tem como objetivo desarticular o grupo criminoso. As investigações são decorrentes da prisão da “Majestade”, recolhida numa unidade prisional desde agosto de 2021. Com Maria Júlia, um aparelho celular foi apreendido. Ela foi conduzida para Draco, onde um mandado de prisão preventiva foi cumprido em desfavor dela.

Outras prisões e apreensões do grupo criminoso de “Majestade”

No último dia 15, a PC-CE capturou quatro homens que seriam os responsáveis pelo armazenamento, manutenção e preparação de armas utilizadas por suspeitos de crimes, que atuam na Grande Messejana (AIS 3). Entre os presos, estão um homem considerado o armeiro do grupo e um advogado, que tinha a função de repassar as determinações dos chefes que estão presos para outros integrantes da organização criminosa, que estão em liberdade. Durante as diligências, foram apreendidas 11 armas de fogo, munições, centenas de projéteis e diversos utensílios para manutenção e fabricação de armas de fogo.

Os alvos presos foram João Batista Silva de Lima Júnior (41), que responde por porte ilegal de arma de fogo; Hynglyd Kerbem Silva dos Santos (43), com antecedentes por posse ilegal de arma de fogo; Cayo Luiz Lourenço Ribeiro (34) e Thiago Bento Ribeiro (40).

Prisão de “Majestade”

Francisca Valeska Pereira Monteiro, de 27 anos, foi presa durante uma ação da Draco da PC-CE, em Gramado, no Rio Grande do Sul (RS), no dia 31 de agosto de 2021. Ela era suspeita de ser responsável pelo controle financeiro e pela distribuição de áreas de tráfico de drogas de uma organização criminosa.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Ceará, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.