Cabra e cabrito são resgatados de telhado residencial por bombeiros de Itapipoca

8 de fevereiro de 2022 - 13:45 # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

Uma cabra e um cabrito foram resgatados de cima de um telhado residencial por uma equipe de Busca e Resgate da 5ª Companhia do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (5ª Cia/ 3º CBMCE). A ocorrência foi registrada nessa segunda-feira (07) na cidade de Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). Os animais chegaram ao topo do telhado a partir de uma construção vizinha e se aventuraram passando pelo teto de outras propriedades.

Ao ser acionada, a equipe dos bombeiros se deslocou na viatura AS 38 até o bairro Cruzeiro. De pronto, os bombeiros militares improvisaram uma rampa utilizando uma tábua de madeira. O filhote escolheu descer pela rampa, enquanto a mãe arriscou saltar da parte mais baixa do telhado até o chão. Os animais foram prontamente devolvidos ao dono em perfeita condição de saúde.

Os animais passam a integrar a lista de quase 900 animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros em 2022 em todo território estadual. Somente no mês janeiro, a corporação foi responsável pelo resgate de 826 animais, incluindo cobras, cavalos, jacarés, gaviões, corujas, raposas, dentre outras espécies. O resultado é superior aos registrados em janeiro nos anos de 2020 e 2021, quando foram resgatados 382 e 605 animais, respectivamente.

Balanço mensal

Somente no último final de semana de janeiro, entre os dias 28 e 30, foram resgatados 43 animais silvestres por equipes do Corpo de Bombeiros. As ocorrências foram registradas em diversas regiões do Estado, como nos municípios de: Maracanaú, Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12); Crateús (AIS 16); Itapipoca (AIS 17); e São Gonçalo do Amarante (AIS 23).

Um dos casos foi o resgate de uma jacaretinga no bairro Morada dos Ventos II, em Crateús, Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Estado. O réptil carnívoro foi resgatado de uma rede de pesca sem nenhum ferimento aparente de um terreno baldio ao lado das residências e devolvido ao seu próprio habitat natural – uma região de mata fechada próxima a uma fonte d´água.

Legislação e prevenção

Os animais silvestres são protegidos pela Lei nº 9.605/1998, a Lei dos Crimes Ambientais. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará alerta para os cuidados que se devem ter ao encontrar um animal silvestre. Primeiro, mantenha sempre distância do animal; não tente capturá-lo para não ferir, ou machucá-lo. Em seguida, acione uma equipe do Corpo de Bombeiros para fazer o resgate, ligando o número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

O CBMCE orienta também aos condutores de veículos que quando visualizarem animais em vias de tráfego, sempre reduzam a velocidade, ou parem o veículo. Assim, poderão evitar acidentes e não machucar o animal, o que acarretaria a morte da espécie.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE