Alunos do curso de formação da Pefoce participam de simulação de local de crime

31 de janeiro de 2022 - 14:41 # # # #

Os alunos do curso de formação de perito criminal da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) participaram, nessa sexta-feira (28), de uma simulação de local de crime. A atividade ocorreu na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), em Fortaleza.

A formação, que foi ministrada pelo professor Fernando Viana – coordenador da Coordenadoria de Perícia Criminal da Pefoce, teve o intuito de simular um local de crime de homicídio. Na ocasião, o cenário contou com elementos que permitiam os alunos realizarem coletas e análises dos vestígios e evidências que se tornariam provas periciais. O professor explicou as fases da atividade voltada para a formação dos alunos.

“A instrução visa fortalecer o que a gente vê na teoria, em sala de aula, que é justamente demonstrar a importância da preservação de uma cena de crime para a análise do trabalho pericial. É importante destacar ainda que o trabalho é feito em conjunto e possui todo um processamento. Para a cena é necessário, desde a identificação, da chegada do perito, da coleta dos vestígios, mas, também, a montagem da dinâmica, dos registros e documentação de todo esse cenário”, explicou o coordenador.

Além do boneco, câmera fotográfica e marcadores, um scanner a laser 3D de alta performance também foi utilizado no exercício. O equipamento, que faz parte do acervo da Pefoce, produz imagens bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) dos lugares a serem periciados, trazendo mais informações e otimizando o tempo de perícia. O coordenador da Copec reforçou a importância da utilização do equipamento.

“A gente vem buscando implementar cada vez mais a utilização de novas tecnologias. E muitas vezes, logo que o novo profissional toma posse, ele fica um pouco perdido, e isso vai tentar minimizar essa preocupação. Pelo que eu pude demonstrar aqui, muitos já tem uma certa desenvoltura com isso e eu acredito que vai facilitar bastante esse trabalho, porque eles já vão chegar sabendo o que irão encontrar”, pontuou o coordenador da Copec.

Para Daniel Gurgel do Amaral, aluno do curso e engenheiro civil, a atividade foi realizada como forma de aprofundar o conhecimento já apresentado na teoria. Ele destacou que “Foi muito interessante porque a gente pôde associar muitas ações que o professor já trazia em sala, sobre casos reais, sobre como observar a dinâmica de um fato, de um local de crime, sobre isolamento, levantamento dessas evidências. Pudemos ver na prática o que realmente importa e o que não importa. Dessa forma, estaremos preparados para quando sairmos já termos uma noção de como aplicar isso. A atividade nos deu mais segurança”, avaliou o futuro perito criminal.

O Curso

A disciplina de “Isolamento, Preservação e Levantamento de Dados em Local de Crime e Sinistro”, tem uma carga horária de 18 horas/aula. A atividade faz parte da matriz curricular de todos os cursos de formação inicial da Pefoce e é elemento fundamental para que os trabalhos periciais sejam produtivos, assertivos e conclusivos.