Durante Operação Guarida em Caucaia, adolescente é apreendido com arma de fogo e munições

28 de janeiro de 2022 - 11:55 # # # # # # # # # # # # #

Três bairros do município de Caucaia, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), foram alvos, nessa quinta-feira (27), da Operação Guarida. A ofensiva foi deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Durante as ações, um adolescente foi apreendido com uma arma de fogo, 17 munições, dois carregadores, rádios comunicadores e um telefone celular. 

A ofensiva ocorreu em Tabapuá, Tabapuazinho e Parque Ipiranga, e teve como objetivo inibir possíveis ações criminosas na área e oferecer uma atuação qualificada na prevenção de crimes e na resolução de conflitos, além de promover diligências visando identificar suspeitos envolvidos em Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).  

A ação é fruto de um trabalho desenvolvido com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS e contou com o efetivo de 154 profissionais das Forças de Segurança do Estado. 

Balanço 

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE), a operação teve 120 veículos abordados, com as lavraturas de 40 autos de infração. Cinco apreensões por irregularidades foram registradas. O Corpo de Bombeiros do Ceará vistoriou 21 edificações e efetuou nove notificações também por situações irregulares na região. A Secretaria Administração Penitenciária (SAP) realizou cinco fiscalizações de pessoas sob o uso de tornozeleiras eletrônicas durante a ofensiva. 

Apreensão 

Durante a operação, uma equipe da PC-CE foi designada para fazer uma inspeção no bairro Tabapuazinho. Chegando ao local, os agentes de segurança foram recebidos a tiros efetuados por suspeitos armados. Na tentativa de se protegerem, os profissionais de segurança revidaram. Um adolescente de 17 anos, que estava na ofensiva, foi atingido. Com ele, foram encontradas uma pistola calibre 380, 17 munições do mesmo tipo, dois carregadores, rádios comunicadores e um telefone celular.  

O jovem foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para uma unidade hospitalar. Na Delegacia Metropolitana de Caucaia (DMC), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará, o adolescente foi autuado em flagrante por um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio doloso contra a equipe da PC-CE. A PC-CE segue investigando o caso, visando localizar os outros partícipes do crime. 

Efetivo 

A operação teve a participação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) e da Guarda Municipal de Caucaia.