Polícia Civil promove atividades de prevenção ao adoecimento mental e emocional

25 de janeiro de 2022 - 17:12 # # # # #

Já observou como anda sua saúde mental? Não? O Janeiro Branco faz um alerta para toda população. A campanha nacional lembra as pessoas de cuidarem da saúde mental e emocional. E em alusão ao Janeiro Branco, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), destaca que desenvolve atividades que visam à prevenção ao adoecimento mental e emocional dos policiais. O Damps conta com uma equipe multidisciplinar para realização de atendimentos com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educador físico e fisioterapeutas.

Além disso, o Damps entende que o acompanhamento psicológico dos profissionais da segurança pública é uma ação que pode ser realizada de forma preventiva ou já em crise instalada, com isso, promove momentos de bem-estar físico e mental realizados através de diversas atividades. Contudo, o Departamento conta com cinco profissionais graduados em diversas especialidades como psicomotricidade relacional, transtornos alimentares e obesidade, perdas e luto, recursos terapêuticos, psicoterapia corporal, transtornos, ansiedade e depressão, práticas de saúde, psicoterapia psicanalítica, neuropsicodiagnostico e terapia comportamental.

A diretora do Damps, Sônia Amaral, explicou sobre o funcionamento do Damps, que tem o objetivo de dar suporte psicossocial para os policiais civis que atuam todos os dias nas ruas. “Hoje, sabemos que a saúde é um bem-estar biopsicossocial. Saúde não é só a ausência da doença, mas sim, estar em equilíbrio psico, físico e social. E é isso que o Damps busca oferecer para os policiais civis”, revela.

O Damps realiza um trabalho de suporte psicossocial e coloca-se a disposição para atendimento aos servidores. O policial civil ou o servidor da PC-CE que desejar atendimento no Damps poderá buscar agendamento através dos contatos: (85) 3101-7367 e 3101-7368.