CBMCE orienta para ocorrências de descargas elétricas durante período de chuvas

21 de janeiro de 2022 - 14:58 # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lança um alerta para o perigo de descargas atmosféricas, que representam riscos. Com a incidência de raios durante eventos dessa natureza, o CBMCE orienta a população com dicas de segurança para redobrar os cuidados durante os temporais, seja dentro ou fora de casa.

O primeiro alerta é para a população evitar locais abertos e descampados, como campos de futebol, praias e estacionamentos. Além disso, nesses casos, deve-se evitar proximidade a cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas metálicas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.

O CBMCE alerta ainda que não é recomendável abrigar-se sob árvores. Em casos de chuvas intensas, as pessoas também são orientadas a evitar locais como praias, açudes, piscinas etc.

Mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. Durante ocorrências desse tipo, as pessoas devem manter distância de janelas, canos, portas e outros materiais metálicos, além disso a população é orientada, também, a afastar-se de tomadas. Os bombeiros ressaltam ainda que nunca sejam utilizados equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores.

É importante destacar ainda que aparelhos celulares sempre sejam desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não-homologados e sem certificações de segurança, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.

Como proceder em caso de choque elétrico

Os profissionais do CBMCE orientam que a vítima de descarga elétrica nunca seja tocada diretamente. Recomenda-se que a chave geral da energia seja desligada; caso o interruptor não seja localizado, recomenda-se procurar um pedaço de madeira ou qualquer material não-condutor de eletricidade para que a vítima seja afastada da fonte de energia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente, por meio do telefone 192.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE