PC-CE prende suspeito de aplicar golpes contra aposentados em Quixelô

20 de janeiro de 2022 - 12:16 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desencadeou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Golpe de Mestre, que resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva em desfavor de Cosmo Aires de Oliveira, de 33 anos, em Quixelô – Área Integrada de Segurança (AIS 21) do Estado. O homem é suspeito de aplicar golpes contra aposentados da cidade.

Vários idosos compareceram, nos últimos meses, à Delegacia Regional de Iguatu, para registrar Boletins de Ocorrência (BOs) informando que Cosmo Aires mantinha uma loja de móveis em Quixelô, onde também prestava serviços de correspondente bancário, realizando empréstimos para aposentados.

As vítimas relataram que o suspeito recebia os cartões e a senha da aposentadoria dos idosos e ficava encarregado de sacar o dinheiro do benefício e depois repassar as quantias em dinheiro. Aproveitando-se da vulnerabilidade das vítimas, Cosmo Aires contratava empréstimos consignados de maneira indevida e sem autorização, gerando um altos prejuízos financeiros para essas pessoas. Algumas vítimas relataram que foram contratados em seus nomes empréstimos que superavam a quantia de R$ 40 mil.

A PC-CE realizou um levantamento minucioso e constatou que o prejuízo financeiro chegou a ultrapassar o valor de R$ 300 mil, vitimando 15 idosos. Após representação da PC-CE, a 2ª Vara Criminal da Comarca de Iguatu decretou a prisão preventiva do suspeito. Além de sua prisão, foram realizadas busca e apreensão na sua residência, bem como no seu local de trabalho, onde foram apreendidos cartões, contratos bancários, dinheiro em espécie, além de outros documentos. Cosmo Aires foi conduzido a uma unidade prisional, onde está à disposição da Justiça. As investigações continuam com o intuito de identificar mais vítimas do suspeito.