Aesp inicia ciclo de capacitação CPRaio/2022

19 de janeiro de 2022 - 15:41 # # # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta semana, a primeira turma do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) de 2022. Vinte e oito policiais participam da capacitação, que tem previsão de término em 28 de fevereiro.

O treinamento, que visa habilitar os profissionais para atuação no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), faz parte das ações de interiorização da unidade especializada.

De acordo com o Plano de Ação Educacional (PAE), a qualificação, que tem uma carga horária de 278 horas/aula, é ministrada por experientes profissionais do CPRaio e inclui treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem de motocicleta.

A programação do curso conta com disciplinas de tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outros temas que preparam o PM para pilotar motocicletas com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático, abordagens policiais, escolta de pessoas e valores, e apoio a grandes eventos artísticos, culturais e esportivos.

A segunda turma do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) está prevista para iniciar no próximo dia 30, e será realizada no município de Crateús, Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16). A expectativa é que 14 turmas do CEPM sejam realizadas até o final deste ano letivo.

CPRaio

Além da Capital, o CPRaio tem atuação em 13 bases na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 38 no Interior. Outras 17 bases serão implantadas nos próximos meses pelo Governo do Ceará.