Corpo de Bombeiros atende ocorrências após temporal registrado em Tauá

13 de janeiro de 2022 - 15:13 # # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu dez ocorrências em razão do forte temporal, que atingiu a cidade de Tauá, na Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22), nas últimas 24 horas. Os transtornos causados pelo evento natural incluíram princípio de curto-circuito, risco de queda de estrutura em estabelecimento comercial, poda de árvores e princípio de fogo no quadro de energia de um posto de combustíveis. A etapa mais intensa do temporal ocorreu nessa quarta-feira (12) e durou cerca de 40 minutos

As guarnições atuaram em duas viaturas bombeirísticas. “Os ventos fortes provocaram quedas de árvores e alagamentos, causando interrupções em diversas vias, como também desabamentos de estruturas, mas não houve vítima”, esclarece o 1º tenente André Luiz, da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/3ºBBM). Os bairros mais atingidos, segundo o responsável pelo batalhão de Tauá, foram Cidade Nova, Colibris e o Centro.

Ontem, os bombeiros priorizaram ocorrências relativas a corte de árvores no campus avançado da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e na Secretaria de Saúde municipal; além do isolamento de área, após a queda do teto do posto de combustível e a queda de parte da estrutura de uma edificação comercial. Uma ocorrência envolvendo um princípio de curto-circuito em quadro de energia residencial também foi atendida. Hoje, o CBMCE atendeu cinco ocorrências de verificação de árvores.

Ligue 193

A recomendação do Corpo de Bombeiros Militares é que a população cadastre um número celular de uso pessoal para receber alertas da Defesa Civil. Para isso, basta enviar gratuitamente um SMS com o CEP de sua rua para o número 40199.

Em caso de emergência e urgência, o cidadão deve ligar para o número 193. No Estado do Ceará, as chamadas de emergência e urgência são centralizadas na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive sábados, domingos e feriados.

No Estado do Ceará, as Forças de Segurança trabalham de modo integrado e a população pode acionar o serviço por quaisquer dos números 193, 190 ou 199 para informar sobre vítimas ou solicitar apoio, além de informar sobre alagamento, desabamento, queda de árvores, dentre outros tipos de ocorrências.