Força Tática da PMCE encerra rinha de galo e duas pessoas são detidas em Aracati

3 de janeiro de 2022 - 12:00 # # # # # # # #

Equipes da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) encerraram uma rinha de galo, nesse domingo (3), no município de Aracati, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. Durante a ofensiva, dois homens foram detidos e conduzidos para uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). No local, 12 animais foram apreendidos.

As diligências iniciaram logo após os policiais militares receberem uma denúncia sobre uma rinha de galos, que ocorria em uma residência às margens do Rio Jaguaribe. No endereço indicado, a equipe constatou o fato. No imóvel, 12 aves que estavam em gaiolas foram apreendidas. Diante do flagrante, uma dupla foi detida e encaminhada à Delegacia Regional de Aracati, unidade da Polícia Civil responsável pela circunscrição do fato.

Os homens autuados apresentaram idades de 22 e 26 anos. Um deles, suspeito de ser o proprietário da rinha, já responde por violência doméstica, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, violação de domicídio e crime ambiental.

Um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi instaurado em desfavor dos homens. Eles foram autuados no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que sanciona penal e administrativamente pessoas que estejam envolvidas em atos de abuso e maus-tratos, contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. O proprietário do local foi autuado ainda pelo artigo 29 da mesma lei, por perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécies da fauna silvestre, nativos sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As informações também podem ser direcionadas para o (88) 3446-2601, que é o telefone da Delegacia Regional de Aracati. O sigilo e o anonimato são garantidos.