Polícia Civil apreende fuzil 556 e munições em terreno no Parque Manibura

31 de dezembro de 2021 - 12:13 # # # # # #

Dando continuidade às ações investigativas no bairro Sapiranga na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), apreendeu um fuzil 556 e 27 munições intactas em um terreno baldio no bairro Parque Manibura. A ofensiva ocorreu na manhã desta sexta-feira (31).

O DHPP recebeu uma denúncia que o armamento estava no local e equipes da 7ª Delegacia de Homicídios e da 11ª Delegacia de Homicídios, do Núcleo Operacional e do Núcleo de Inteligência Policial do DHPP diligenciaram para a região e encontraram a arma de fogo de grosso calibre e as munições todas intactas. O armamento será periciado pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), para confirmar se foi utilizado na ação criminosa ocorrida na Sapiranga.

A PC-CE segue diligenciando para identificar outros suspeitos envolvidos na ação criminosa.

Ações anteriores

A troca de informações e o trabalho integrado desenvolvido pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil do Rio Grande do Norte (RN), resultou na captura, nessa quarta-feira (29), do segundo mandante do crime que resultou em cinco mortes, no último dia 25, no bairro Sapiranga, em Fortaleza. Com a prisão, sobe para 13 o número de envolvidos capturados.

Raí César Silva Araújo, 28 anos, o “Jogador”, que já possui antecedentes criminais por tráfico de drogas, foi interceptado por equipes da PRF e da PCRN, após receberem informações, repassadas pela PC-CE, da fuga do suspeito. O homem se deslocava de Mossoró tendo como destino a capital potiguar. Após a prisão, os policiais civis do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já fizeram o recambiamento para o Ceará, onde o preso está à disposição da Justiça.

Na última segunda-feira (27), um outro homem, apontado também como mandante do crime, foi capturado quando fugia em um veículo HB20 pela rodovia CE 040. No veículo em que o homem trafegava, a PC-CE encontrou uma mochila com roupas dele, o que fortaleceu a suspeita de que ele pretendia fugir. Já na terça-feira (28), o suspeito teve a prisão em flagrante convertida para preventiva após passar por audiência de custódia.

João Ricardo Sousa da Silva, de 34 anos, o “Das Facas” ou “RJ”, que já responde por homicídio, é apontado como um dos mandantes do crime. As investigações apontam que a ação ocorreu após uma rixa interna entre membros de uma mesma organização criminosa pela disputa pelo domínio do tráfico de drogas na região.

Ainda em diligências, os policiais civis apreenderam, na tarde de terça-feira (28), o 12º envolvido nas mortes. Trata-se de um adolescente de 17 anos capturado no município de Maranguape. Ele foi localizado pelos policiais civis que o conduziram para a sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi registrado o procedimento pelas mortes.

Horas após o crime, as ações de investigação da Polícia Civil resultaram nas prisões de Alessandro Vieira da Silva (21), que já responde por tráfico de drogas; Antônio Gabriel Sousa da Silva (23), que já possui antecedentes criminais por violação de domicílio, porte ilegal de arma de fogo, homicídio, tráfico de drogas; Charles Dantas Oliveira (23), que responde por homicídio; Gabriel Sousa Freitas (23), com antecedentes por porte ilegal de arma, homicídio e tráfico de drogas; Mateus Acelino da Silva (22), que responde por roubo e homicídio; Mateus Aguiar de Sousa (24), que responde por tráfico de drogas, e Thiago Farias de Lima (28), com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, homicídio, tráfico de drogas e crimes de trânsito. Também foram apreendidos três adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.

Durante as diligências, foram localizadas seis pistolas calibres 380, .40 e 9 milímetros, além de dois equipamentos que transformam pistolas em rifles, 98 munições de calibres variados, a quantia aproximada de R$ 800, uma pequena quantidade de cocaína e aparelhos celulares.

As ações foram desenvolvidas pelos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e de Inteligência (DIP), em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PC-CE. A Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também subsidiou as investigações. O caso permanece com o DHPP que segue em diligências.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (85) 3257-4807, do DHPP. O sigilo e o anonimato são garantidos.