Polícia Civil prende um dos mandantes de mortes na Sapiranga; ele é o 12º capturado

28 de dezembro de 2021 - 19:41 # # # # # # # # #

Dando continuidade às investigações que apuram as mortes ocorridas no bairro Sapiranga, no último dia 25, a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) prendeu, nessa segunda-feira (27), um dos homens apontado como suspeito de ser mandante do crime. Ele foi capturado quando fugia em um veículo HB20 pela rodovia CE 040. No veículo em que o homem trafegava, a PC-CE encontrou uma mochila com roupas dele, o que fortaleceu a suspeita de que ele pretendia fugir. Já nesta terça-feira (28), o suspeito teve a prisão em flagrante convertida para preventiva após passar por audiência de custódia.

João Ricardo Sousa da Silva, de 34 anos, o “Das Facas” ou “RJ”, que já responde por homicídio, é apontado como um dos mandantes do crime. As investigações apontam que a ação ocorreu após uma rixa interna entre membros de uma mesma organização criminosa pela disputa pelo domínio do tráfico de drogas na região.

Sobe para 12 o número de capturados

Ainda em diligências, os policiais civis apreenderam, na tarde de hoje (28), o 12º envolvido nas mortes. Trata-se de um adolescente de 17 anos capturado no município de Maranguape. Ele foi localizado pelos policiais civis que o conduziram para a sede da Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi registrado o procedimento pelas mortes.

Horas após o crime, as ações de investigação da Polícia Civil resultaram nas prisões de Alessandro Vieira da Silva (21), que já responde por tráfico de drogas; Antônio Gabriel Sousa da Silva (23), que já possui antecedentes criminais por violação de domicílio, porte ilegal de arma de fogo, homicídio, tráfico de drogas; Charles Dantas Oliveira (23), que responde por homicídio; Gabriel Sousa Freitas (23), com antecedentes por porte ilegal de arma, homicídio e tráfico de drogas; Mateus Acelino da Silva (22), que responde por roubo e homicídio; Mateus Aguiar de Sousa (24), que responde por tráfico de drogas, e Thiago Farias de Lima (28), com antecedentes por porte ilegal de arma de fogo, homicídio, tráfico de drogas e crimes de trânsito. Também foram apreendidos três adolescentes com idades entre 15 e 17 anos.

Durante as diligências, foram localizadas seis pistolas calibres 380, .40 e 9 milímetros, além de dois equipamentos que transformam pistolas em rifles, 98 munições de calibres variados, a quantia aproximada de R$ 800, uma pequena quantidade de cocaína e aparelhos celulares.

As ações foram desenvolvidas pelos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e de Inteligência (DIP), em conjunto com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PC-CE. A Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) também subsidiou as investigações. O caso permanece com o DHPP que segue em diligências.

Cinco mortes foram confirmadas

Diferente do que foi veiculado antes, foram registradas cinco mortes. As seis vítimas socorridas com vida permanecem internadas. No sábado (25), familiares de uma mulher baleada na cabeça informaram que a vítima teria morrido, porém ao realizar uma nova checagem na situação das vítimas, foi verificado que a mulher permanecia viva. Desta forma, foram confirmadas as mortes de cinco homens.

Dos cinco mortos, quatro já possuíam antecedentes pelos crimes de integrar organização criminosa, associação criminosa, tráfico de drogas, porte e posse ilegal de arma de fogo, roubo, receptação e contravenção penal por perturbação do sossego alheio.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o número (85) 3257-4807, do DHPP. O sigilo e o anonimato são garantidos.