Ação integrada resulta na captura de cinco pessoas em posse de armas e drogas

28 de dezembro de 2021 - 17:25 # # # # # #

Uma ação integrada entre as Polícias Civil (PC-CE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE) culminou na prisão de quatro adultos e na apreensão de um adolescente em posse de armas, munições e drogas. As capturas e apreensões ocorreram nessa segunda-feira (27), no município de Maranguape – Área Integrada de Segurança 24 (AIS 24) do Estado. Duas armas, munições, drogas, celulares e apetrechos para a comercialização dos ilícitos estão entre os materiais apreendidos na ação policial.

Os policiais civis estavam em diligências, na tarde de ontem (27), com o objetivo de apurar uma denúncia anônima sobre a comercialização de drogas na localidade do Beco do Burrão, no bairro Guabiraba, em Maranguape. Com o apoio de uma equipe da PMCE, os agentes fizeram uma varredura pelo local e encontraram um grupo em atitude suspeita, tentando se desvencilhar da ação policial. No primeiro momento, os policiais conseguiram prender Francisco Jardel Lopes de Oliveira (32), que possui antecedentes criminais por homicídio, tráfico de drogas e furto. Também foram capturados Ismael Estevam da Silva (22) e Vitória de Oliveira (20), ambos sem antecedentes criminais, e um adolescente de 13 anos.

Com esse grupo foram apreendidas munições, além de um aparelho celular, um televisor, 48 gramas de cocaína, cadernos com anotações para o tráfico. Com isso, o grupo foi conduzido à Delegacia Metropolitana de Maranguape, onde foram atuados em flagrante pelos crimes de integrar organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menor. Um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas foi lavrado em desfavor do adolescente.

Ação continuada

Ainda pela região, os investigadores continuaram com as diligências após perceberem que uma pessoa conseguiu fugir na primeira abordagem policial. Em diligências ininterruptas os policiais lograram êxito e prenderam a quinta pessoa identificada como Thiago Tavares Bittencourt, de 35 anos. Thiago, que até ontem não possuía antecedentes criminais, informou aos policiais civis e militares onde escondia as armas do qual ele era responsável pela guarda. Próximo onde ele foi localizado, em um terreno baldio, foi encontrado uma metralhadora com silenciador, uma espingarda, 15 munições calibre 12, além de quatro celulares.

Thiago foi levado por uma equipe da PMCE para a unidade da PC-CE. Lá ele foi autuado em flagrante pelos crimes de organização criminosa e por porte e posse ilegal de arma de fogo. Com o resultado de ontem e com as apreensões, a PC-CE continua investigando o grupo, a fim de prender outros envolvidos na comercialização dos ilícitos, bem como nos crimes registrados no município de Maranguape.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3101-2808, da Metropolitana de Maranguape.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.