PMCE participa de evento nacional sobre polícia comunitária em Brasília

17 de dezembro de 2021 - 15:49 # # # # # # #

O Ceará é um dos estados da federação a participar do evento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que estuda a implementação do Plano Nacional de Polícia Comunitária. O Encontro Nacional de Gestores de Polícia Comunitária, que tem apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), reúne representantes das polícias militares de todos os estados e acontece até esta sexta-feira (17), em Brasília. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi representada pelo major PM Messias Mendes, comandante do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp). Durante o evento ocorrem ainda oficinas ministradas por representantes de polícias comunitárias nacionais e internacionais.

O encontro reúne policiais militares de todas as unidades federativas, além de representantes da Agência de Cooperação internacional Japonesa (JICA), entidade que já estabeleceu Acordo de Cooperação Técnica para discussão com o Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre o compartilhamento de práticas de polícia comunitária e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública. Durante as discussões, foram apresentadas propostas de diagnóstico nacional sobre a temática. 

“Esse evento é importante por representar o esforço institucional de construir práticas policiais alinhadas com os princípios da Constituição Brasileira, trazendo para as práticas policiais a dignidade humana, a defesa dos vulneráveis, o estabelecimento de técnicas, além de ser um espaço que dá voz para que a comunidade sinta-se acolhida. Além de criar um espaço de discussão entre o exercício da polícia e a necessidade de proteção das pessoas através da promoção do bem-estar da comunidade”, ressalta o comandante do Batalhão de Prevenção Especializada (BPEsp), major Messias Mendes; responsável pelo Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). 

A iniciativa visa debater a temática para a elaboração de um documento nacional chancelado com a participação de representantes estaduais. 

Sobre o encontro

O  Encontro Nacional de Gestores de Polícia Comunitária tem como objetivo apresentar e alinhar as boas práticas para o fornecimento de subsídios para o aperfeiçoamento da política em todo o território nacional. Além disso, com o evento, a Senasp pretende implantar um grupo de trabalho para criação de projeto pedagógico de cursos para operadores e gestores de polícia comunitária no país.