Supesp lança Manual de Operações Integradas da Segurança Pública

14 de dezembro de 2021 - 15:44 # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE) lançou, na manhã desta terça-feira (14), o Manual de Operações Integradas de Segurança Pública no âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE). O lançamento aconteceu na sede da pasta e contou com a presença do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, do superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, da delegada Socorro Portela, coordenadora da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Renato Jevson, o chefe de Gabinete da SSPDS, tenente-coronel Cristiano Lins, o representante da Coordenadoria Geral de Operações, tenente-coronel Jorge Marinho, o delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sérgio Pereira, além de diretores, assessores e colaboradores da Supesp.

Segundo o superintendente da Supesp, Dr Helano Matos, o manual de operações sistematiza o que vem sendo feito nas operações coordenadas pela Copol, com objetivo de gerar banco de dados, proporcionar aprendizado e deixar legado institucional para as operações policiais. Na ocasião, o documento foi apresentado pelo superintendente, que destacou a importância da integração do conhecimento gerado, a partir de várias estruturas da Secretaria e das Polícias.

Sobre o Manual

O manual explica o fluxo das operações de segurança pública, desde o pedido de dados até a realização operacional. “A gente tinha necessidade desse documento. Foi muito pensado. A Supesp ouviu a Copol para saber quais seriam as demandas para as operações coordenadas. Tivemos várias reuniões com colaboração de coordenadorias, vinculadas e forças amigas. O material foi evoluindo e chegamos à conclusão desse manual”, afirmou Helano Matos.

A SSPDS realiza constantemente as operações integradas de segurança pública com objetivo principal de combater a criminalidade no Ceará. O ano de 2021 já totaliza 199 operações executadas. Entre as ações, destacam-se a Apostos, Cerco fechado, Domus, Sumé e integradas ordinárias.

“Esse manual é muito importante. É como se fosse o primeiro documento oficial da Copol. Houve uma colaboração de muitas mãos para a construí-lo. Isso para a Copol é um marco e tenho certeza que facilitará muito nosso trabalho”, declarou a delegada Socorro Portela.

Classificação das Operações Integradas

Além do fluxo de realização das ações policiais, o manual define uma cadeia de comando, formada pelos corpos estratégico, tático e operacional. Com o material foi possível, também, classificar as operações em três portes: pequeno, médio e grande. Para o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, o manual é o pontapé inicial para que outros gestores possam utilizar e incrementar ao longo dos anos o combate à criminalidade. “A gente precisava ter algo escrito! É muito bom criar um padrão e agora isso tá feito. Claro que ainda podemos melhorar e evoluir com esse manual. É importante frisar que documentos como esse ajudam a fortalecer a segurança pública enquanto política de estado”, completou Samuel.

Estudos em estratégia

O manual é fruto de um trabalho de pesquisa realizado pela Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), coordenada pelo diretor e capitão da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Anderson Duarte. A Supesp, no papel de assessoria de inteligência, analisou as práticas das operações, estratégias aplicadas, reuniu documentos, acompanhou reuniões para, em seguida, elaborar o manual.

A pesquisa disponibiliza, também, um formulário eletrônico de monitoramento das operações integradas, onde são registrados todos os resultados de equipes dos órgãos vinculados, coordenadorias e forças amigas. “Esse formulário facilita a análise de tudo que foi feito na operação. A gente passa a não depender somente de pessoas. A estratégia é uma arte importante no combate à violência e o manual auxilia na criação dessa estratégia, que nos permitirá alcançar nossos objetivos”, explicou Anderson Duarte.