Proteger: Polícia comunitária e inteligência reforçam combate à criminalidade

10 de dezembro de 2021 - 14:44 # # # #

Ocupação de território, aproximação comunitária, diálogo, aplicação da lei. As fotos dessa reportagem mostram bastante dessa sequência vivida por policiais militares na Área de Segurança 02 (AIS 02), no bairro Siqueira, em Fortaleza. Eles são peças fundamentais em uma das políticas de segurança pública implementadas e coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), o Proteger – Programa de Proteção Territorial e Gestão de Risco. 

O programa, implementado pelo Governo do Ceará como uma das ações mais efetivas na área da segurança pública, tem como principais filosofias de atuação a integração das forças de segurança e a aplicação de pesquisas e tecnologias para o mapeamento e controle de áreas, a partir do que apontam os indicadores criminais. O trabalho estratégico da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE) vem criando o diagnóstico a partir desse mapeamento com sistemas, estudos e pesquisas, necessários para atuação policial. 

Para a dona de casa Maria Silva (nome fictício), a chegada da Base do Proteger garantiu muito mais tranquilidade e oportunidades. Com os filhos na escola e o esposo trabalhando do outro lado da cidade, ela se organiza pra montar algum pequeno negócio perto de onde mora. “Já vendemos frango aqui, mas com a pandemia não conseguimos continuar. Agora vou tentar de novo, não sei em qual ramo de negócio ainda”, explica. 

A atuação da polícia naquela AIS indica resultados de melhoramento constantes, como a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) de 25% entre o período de janeiro a novembro de 2021 comparado com o mesmo período do ano de 2020. O índice mostra o reflexo do que acontece em toda a cidade de Fortaleza, que apresentou diminuição de 30%,5% no CVLI no mês de novembro de 2021 referente ao mesmo mês de 2020. 

Grafite

A chegada dos policiais foi transformando lentamente o dia a dia dos moradores e a pintura de grafite nos muros apresentou um novo cartão de visita para a comunidade. “Conversamos com os moradores, com alguns adolescentes e estimulamos a criarem algo novo. Agora, aqui é espaço de trabalho, divertimento e socialização entre a vizinhança, moradores e trabalhadores”, testemunha o soldado Aluísio Pontes, do Batalhão de Prevenção Especializada (BPEsp). 

“Essa é a dinâmica que verificamos em vários locais que sofrem com essa situação de vulnerabilidade socioeconômica. A polícia é importante, mas o entorno é fundamental para garantir não apenas a sensação de paz, mas consolidar uma política pública de saúde, emprego, cultura, educação. O Governo do Ceará vem cuidando e investindo pesado nessa estruturação e aqui é uma pequena amostra disso”, explicou o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, mostrando o equipamento com quadra poliesportiva, pista de skate, campo de futebol, no bairro Granja Portugal, na Praça da Juventude.

A junção de políticas públicas sociais e de segurança é bem evidente neste local, também pertencente à AIS 02. Esse ambiente, antes escuro e tomado por indicadores maiores de violência, agora possui quadra de esportes, areninha, parque para crianças, academia ao ar livre, pista de bicicross, pista de skate e comércio 24 horas. Dona Sylvânia Gomes mora há 20 anos no bairro e todos os dias passa em frente à base do Proteger da Praça da Juventude, depois de pegar os filhos no colégio. “Me sinto segura. O relacionamento dos policiais com a comunidade é muito bom. Eu nunca precisei do serviço deles, mas conheço gente que já precisou e eles orientaram bem”, declarou a dona Sylvânia.