PC-CE captura falso líder religioso investigado por crimes sexuais no Crato

10 de dezembro de 2021 - 15:52 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) deflagrou, na manhã de sexta-feira (10), a Operação “Santo Nome em Vão”, que resultou na captura de um auxiliar de enfermagem de 52 anos, na cidade de Crato – Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará, investigado por crimes sexuais. O nome da operação faz referência ao terceiro mandamento da lei de Deus, uma vez que o suspeito fingia ser um líder religioso para cometer os crimes.

Conforme a investigação, Francisco José Alexandre de Sousa aproveitava a relação de proximidade que estabelecia com as vítimas, uma vez que se apresentava como liderança religiosa, para cometer os crimes. “O investigado seduzia as vítimas afirmando que elas deveriam passar por algumas situações para evoluir espiritualmente. Fragilizadas, elas não percebiam a violência a que eram submetidas”, explica a delegada Kamila Brito, titular da Delegacia de Defesa da Mulher do Crato, responsável por conduzir as investigações.

De acordo com a Polícia Civil, o homem teria ministrado medicamentos para as vítimas sem prescrição médica, aproveitando a situação de vulnerabilidade para cometer abusos sexuais, ameaças e agressões, sempre justificando as ações por meio da religião.

Durante o cumprimento do mandado de prisão preventiva por crime de estupro, os policiais civis da DDM Crato ainda encontraram diversos materiais cirúrgicos, um revólver calibre 38, munições, quatro celulares e seis charutos. O material foi apreendido.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3102-1250, da Delegacia de Defesa da Mulher do Crato.

As informações podem ser repassadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.