Delegado da CORE/PCCE participa de curso de Técnicas Operacionais realizada por Grupo de Operações Especiais da Polícia Nacional da Espanha

6 de dezembro de 2021 - 17:25 # #

O delegado da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Wilson Neto, participou do curso de Técnicas Operacionais realizada por Grupo de Operações Especiais (GEO) da Polícia Nacional da Espanha. Os encontros, que aconteceram na Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás (ESPC), teve duração de 15 dias e encerrou-se nessa sexta-feira (3). O curso/Intercâmbio abordou táticas especiais, principalmente voltadas no enfrentamento de criminosos de alto risco, contraterrorismo e resgate de reféns.

O delegado da CORE da PC-CE, Wilson Neto, participou dos encontros em conjunto com policiais civis de sete estados e do Distrito Federal. Participaram ainda, representantes das unidades especiais da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os encontros serviram ainda para trocas de experiências operacionais dos policiais de várias instituições do Brasil.

O treinamento foi ministrado por cinco policiais espanhóis que pertencem ao grupo de operações especiais da Polícia da Espanha. O curso tratou de técnicas operacionais, onde também foi abordado sobre tiro, luta, condução de abordados, entradas táticas, abordagens veicular de alto risco entre outros assuntos. “Foi um treinamento de grande valia para balizar as reformas nas doutrinas policiais, buscando o melhoramento da apreciação do serviço de segurança pública à população do nosso Estado. Logo repassaremos para nossos policiais sobre o que foi aprendido no curso”, pontuou o delegado Wilson Neto.

O encontro que deveria acontecer em 2020, foi adiado por conta da pandemia de Covid-19, e faz parte do acordo de cooperações técnicas firmado em 2019 entre o GEO da Polícia Nacional da Espanha e a Coordenaria de Operações e Recursos Especiais (Core/GT3).