Com o intuito de coibir crimes na Grande Messejana, SSPDS deflagra Operação Guarida

3 de dezembro de 2021 - 10:32 # # # # # # # # #

Com o intuito de coibir Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Contra o Patrimônio (CVP) na Grande Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou, na manhã dessa quinta-feira (2), a operação Guarida. A ofensiva é desenvolvida pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e conta com a atuação dos órgãos de segurança e forças amigas. Nas ações, um homem com extensa ficha criminal foi preso e drogas foram apreendidas.

O trabalho ofensivo, desenvolvido também com base em estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), tem o objetivo de oferecer uma atuação qualificada na prevenção de crimes e na resolução de conflitos, além de promover diligências visando identificar pessoas envolvidas em crimes registrados na AIS 3. As ações na região se estenderão até esta sexta-feira (3).

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, destacou a importância do trabalho integrado na região. “Nosso intuito é levar mais tranquilidade, até como o próprio nome da operação diz, no sentido de acolher esses moradores. A ideia é também trabalharmos integralmente para além de fornecermos sensação de segurança, levarmos ainda urbanidade, limpeza pública, saneamento e até outros serviços para a região. Esse trabalho será realizado por tempo indeterminado em todos os locais em que entendamos que seja necessário esse tipo de atuação da Secretaria”, concluiu Samuel.

Durante as ofensivas, equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) prenderam Daniel Targino de Oliveira (45). Contra ele, um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas, que estava em aberto, foi cumprido. O homem, que já possui passagens pelos crimes de homicídio doloso, associação criminosa, posse ou porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo, receptação e adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo e resistencia, foi capturado em um imóvel da Messejana.

Já no Curió, uma composição do Policiamento com Cães da Polícia Militar do Ceará (PMCE) efetuou as apreensões de 12 gramas de crack e cocaína. O material foi encontrado pelo animal da equipe no quintal de um imóvel. Os entorpecentes foram apresentados no 35º Distrito Policial, onde um inquérito por tráfico de drogas foi instaurado. A PC-CE realiza diligências no intuito de identificar o proprietário dos ilícitos.

Balanço

Ainda durante as ações, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram 34 vistorias a estabelecimentos comerciais em comunidades da Mangueira, São Miguel e Palmeirinha. Desse número, 15 comércios foram notificados. As equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) abordaram ainda 105 veículos, com 21 autuações. Já pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), foram realizadas 18 fiscalizações para verificar a integridade de tornozeleiras eletrônicas e a situação legal dos apenados.

Efetivo

Na operação, são empregados cerca de 200 profissionais das Polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS também atua por meio de uma aeronave que sobrevoa a área e dá apoio às equipes em solo. O CBMCE mobilizou ainda dez equipes do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi) e uma do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU).