SSPDS e Supesp recebem comitiva de segurança pública do MA

23 de novembro de 2021 - 18:29 # # # # # #

Dessa segunda-feira (22) até a próxima quarta-feira (24), a Secretaria da Segurança da Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) recebem uma comitiva de representantes da segurança pública do estado do Maranhão. Esta é mais uma equipe de profissionais do setor público da segurança, que mantém intercâmbio com os profissionais da SSPDS e da Supesp.

O objetivo, segundo o superintendente Dr. Helano Matos, é ampliar o intercâmbio de conhecimentos e tecnologias e inovações usadas em diferentes estados da federação, no intuito de aprimorar políticas públicas na área da segurança pública e tomada de decisões estratégicas para melhoria de indicadores no setor. O Ceará tem recebido várias autoridades, que vêm conhecer os sistemas desenvolvidos e/ou monitorados pela Supesp e pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da SSPDS e que já são referência em todo o país.

Os integrantes da comitiva participaram inicialmente de uma apresentação no gabinete da Supesp, acompanhados do superintendente Helano Matos e do gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres. Na tarde dessa segunda-feira, as autoridades da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Maranhão (SSP-MA) visitaram as diretorias da Supesp, além de conhecerem a estrutura do Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), ambas da SSPDS. Na agenda, que segue até esta quarta-feira (24), os representantes da SSP-MA conhecerão outros setores e vinculadas que integram a SSPDS-CE.

Estratégia

Estiveram presentes na visita técnica o diretor-geral da Ciops daquele estado, o coronel da Polícia Militar do Maranhão, Wallace Amorim; o gestor de Unidade de Estatística e Análise Criminal, Alexandre Sousa Vieira; o diretor do Centro de Inteligência da SSP-MA, Jalves Carvalho; e Jonathan Ferreira, supervisor de Informática da SSP-MA. Além do Maranhão, já estiveram na sede da SSPDS e Supesp representantes da segurança pública de outros estados, como o Rio de Janeiro, Pará e Bahia. Membros da Supesp estiveram no estado do Piauí para conhecer o sistema de avaliação e gestão de risco na segurança pública.

“É muito importante esse intercâmbio e essa troca de informações estratégicas com outras políticas de segurança pública. Esse aperfeiçoamento é decisivo na elaboração de mais conhecimento e mais pesquisas nesse setor, e o Governo do Ceará investe massivamente em mais estrutura e melhores condições de trabalho para os agentes de segurança”, explicou Helano Matos.