Dupla é presa durante força-tarefa realizada por policiais estaduais e federais

19 de novembro de 2021 - 14:35 # # # # # # # # # # #

Uma operação integrada realizada com atuação das forças policiais estaduais e federais atuantes no Ceará, por meio da Força-Tarefa Susp de Combate ao Crime Organizado, resultou no cumprimento de dois mandados de prisão em desfavor de um casal suspeito de integrar organização criminosa oriunda do estado de Sergipe. As capturas foram realizadas nessa quinta-feira (18), em Fortaleza.

Os suspeitos, um homem de 29 anos e uma mulher de 31 anos, são investigados por integrar organização criminosa e tiveram dois mandados de prisão temporária expedidos em Sergipe e cumpridos em território cearense. O homem é suspeito de chefiar organização criminosa naquele estado, que seria responsável por operar um esquema de tráfico de drogas, roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e uso de documento falso.

As prisões foram realizadas com o apoio de equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil de Sergipe (PCSE), por meio de informações compartilhadas pelo Centro de Operações Especiais (COPE). Diante dos fatos, o casal foi conduzido à sede da Polícia Federal (PF) no Ceará, de onde será encaminhado a uma unidade prisional.

Força-Tarefa

O Estado do Ceará aderiu ao Plano de Forças-tarefas Susp de Combate ao Crime Organizado do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no último mês de janeiro. A adesão ocorreu com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF). No ato, o gestor cearense firmou acordo de cooperação técnica entre a SSPDS do Ceará e o MJSP. A iniciativa do Ministério reforça os pilares da Lei nº 13.675/2018, que instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para integração formal e material dos órgãos de segurança pública.

Em julho, outros dois suspeitos foram presos em uma ação da Força-Tarefa. As prisões ocorreram no município de Chorozinho, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Ceará, e também resultaram nas apreensões de armas de fogo e três veículos.

*Com informações da assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal no Ceará.