SSPDS realiza I Encontro da Ouvidoria para apresentar avaliação dos atendimentos de 2021

17 de novembro de 2021 - 16:28 # # # # #

Visando apresentar os resultados e a avaliação dos atendimentos realizados durante o ano, a Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na tarde dessa terça-feira (16), o I Encontro da Ouvidoria. Durante o evento, que teve a participação dos demais setores da pasta, também foram apresentados o fluxo das demandas e a certificação “Amigo da Ouvidoria”.

O I Encontro da Ouvidoria foi realizado, na tarde dessa terça-feira, pela equipe da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da SSPDS, composta por Ivinna Nunes, Jefferson Gomes, Flávia Braga e Karina Accioly. O evento também teve participação do articulador da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Também estiveram presentes, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales, além de profissionais de vários setores da pasta.

Em sua fala durante a abertura do evento, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, destacou a importância do encontro realizado pela Ouvidoria para falar sobre o atendimento das demandas da população. “É um momento muito importante para termos um feedback com uma crítica construtiva ou uma sugestão das pessoas”, afirmou. O secretário ainda falou sobre o trabalho empenhado pelos ouvidores. “Quando a gente fala de ouvidoria, remete a algo que possa trazer críticas construtivas, sugestões e até mesmo reclamações, quando necessário”, concluiu.

A palestra teve continuidade com a fala da coordenadora da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria, Ivinna Nunes, que explicou como ocorre o atendimento das demandas. Em seguida, ela convidou o articulador da Coordenadoria de Ouvidoria (COUVI) da CGE, Jean Lopes, para realizar uma apresentação, por meio de videochamada, sobre como são realizados os atendimentos das demandas e os mecanismos de avaliação.

Durante o terceiro momento do evento, que foi conduzido pelos ouvidores da SSPDS, foram apresentados os fluxos percorridos para o atendimento das demandas e os índices de resolubilidade fornecidos pela CGE. De acordo com os dados obtidos, o índice de resolubilidade da Ouvidoria da pasta alcançou um índice de 99,86%, no balanço parcial de 2021.

Além dos resultados, a Ouvidoria apresentou novas ideias para estimular a comunicação entre os setores da SSPDS e novas soluções a serem adotadas, que possibilitarão a obtenção de índices ainda mais elevados. O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales, falou sobre os avanços conquistados pelo trabalho da ouvidoria. “Nós entendemos que avançamos muito neste ano, mas entendemos que temos espaço para avançarmos ainda mais”, afirmou.

O encontro teve, ainda, a entrega da certificação “Amigo da Ouvidoria”, que visa estimular as parcerias com a ouvidoria. A homenagem foi concedida ao tenente-coronel Vanderlan Carvalho, coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, pelos serviços prestados à Ouvidoria da pasta. Também foram feitas menções honrosas ao secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, e ao cabo Antônio Leitão, que integra a Ouvidoria da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).