Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestra no pátio da Delegacia Geral

17 de novembro de 2021 - 17:42 # # # #

O Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) realizou, na manhã desta quarta-feira (17), uma palestra sobre a prevenção do câncer de próstata, em referência ao Novembro Azul – campanha que é realizada anualmente no país sobre os cuidados com a saúde do homem. O evento aconteceu no pátio interno da Delegacia Geral, no Centro de Fortaleza, e reuniu profissionais da saúde, bem como servidores e colaboradores da instituição.

Durante o encontro, os profissionais da saúde realizaram serviços de aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, liberação miofacial (massagem), agendamento psicológico, assim como palestras que alertam e conscientizam os homens sobre a importância da realização de exames do toque retal. O teste serve para prevenir precocemente o câncer de próstata.

O médico de esporte e nutricionista, Adriano Antunes, explicou que o câncer de próstata é silencioso e não apresenta sintomas. Ele reforçou ainda a importância da realização do exame periódico por homens acima dos 40 anos, com ou sem histórico familiar. Ele pontuou, ainda, algumas observações que podem ser notadas no homem, como por exemplo, sensação de bexiga cheia o tempo todo, pouca urina, ou urina com sangue. “Geralmente a doença é descoberta quando está em estágio avançado, pois muitos homens são relutantes ao exame de toque”, disse.

O inspetor de Polícia Civil e educador físico, Fernando Jefferson, relatou que o câncer de próstata é uma das doenças que mais mata os homens, e o motivo é apenas a falta do cuidado próprio. Fernando pontuou que a cada 38 minutos, um homem morre de câncer de próstata no Brasil. O profissional salientou ainda que para manter a saúde em dias é preciso praticar esportes e manter uma alimentação saudável.