Ciopaer/SSPDS é homenageada em inauguração de biblioteca pública de Umirim

16 de novembro de 2021 - 16:58 # # # # #

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) participou da inauguração, no último sábado (13), da Biblioteca Museu Santos Dumont, novo equipamento cultural do município de Umirim, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Estado. A biblioteca, que também é museu, foi entregue em um espaço reformado, ampliado e modernizado, além de contar com centenas de exemplares disponíveis para leitura no acervo.

A solenidade recebeu a presença do prefeito de Umirim, Felipe Uchôa; do vice-prefeito Judson Rodrigues; do coordenador da Ciopaer, coronel aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), Darley Sousa, do piloto da Ciopaer, tenente-coronel Emerson Vasconcelos Bastos; do coronel aviador, Fábio Leandro Alves dos Santos, da Base Aérea de Fortaleza; Fabio Carlos Uchoa Sales Ribeiro, comandante de Linha Aérea nacional e internacional; do procurador federal, Antônio Mallet; do cantor Waldonys; além de representantes da Câmara de Vereadores do município, da Polícia Federal, entre outros.

A partir da abertura física, seguindo todos os protocolos de retomada do setor cultural em período de pandemia, o equipamento oferece serviços, por meio de atendimento presencial, como consulta de acervo, empréstimo de livros e visitas guiadas.

“Estamos entregando um espaço cultural para Umirim, com belas histórias de filhos da cidade que são pilotos e comandantes da Força Aérea Brasileira. É um projeto muito importante para as crianças e adolescentes da região, que conta com o apoio das secretarias de Educação e de Cultura do município. O equipamento estará de portas abertas para receber os estudantes da cidade e de toda a Região Norte, com acesso ao material didático e vídeos, para fomentar os jovens a terem disposição ao acervo cultural”, destacou o prefeito de Umirim, Felipe Uchôa.

Espaço cultural

A biblioteca constitui um novo espaço de encontro de todas as idades e formações, de partilha, de pensamento, de leitura e de diálogo para desenvolver novas habilidades nos processos formativos de crianças e adolescentes da cidade.

O novo equipamento conta com salas em homenagem a um dos fundadores da Ciopaer, o major Lindemberg Austragésilo, falecido em  2005 durante um acidente aéreo. “O equipamento tem como objetivo incentivar, inspirar, motivar, despertar vocações e fomentar a imagem da aviação, da educação, da ciência e da tecnologia. Na ocasião, foram inauguradas salas em homenagem às personalidades da Forças de Segurança do Estado e da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de ser um lugar de pesquisa e construção do conhecimento com uma programação cultural e educativa que contempla a região”, destacou o coronel aviador da FAB Darley Sousa, coordenador da Ciopaer.

Memorial

Além de difundir a cultura e o conhecimento, o novo equipamento abriga espaços de leitura para receber visitantes de todos os 184 municípios cearenses. Como parte do acervo do memorial, as famílias doaram objetos pessoais dos homenageados para fazer parte do acervo do museu.

O atendimento ao público no espaço abriga, de forma permanente, vídeos e um acervo especial com as histórias dos aviadores e de oficiais da cidade, que foram contemplados dando seus nomes às salas da biblioteca.

Biblioteca Museu Santos Dumont de Umirim

Horário de funcionamento: 8h às 11h e das 14h às 17h (Segunda a sexta-feira)

Endereço: Travessa Pinto Fernandes, S/N, Centro – Umirim/CE