Aesp forma novos rastreadores de combate

16 de novembro de 2021 - 12:04 # # # #

Um grupo de 20 profissionais de segurança pública – incluindo policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará e policiais militares do Estado do Piauí – concluíram, no último sábado (13), a segunda edição do Curso de Rastreador de Combate. Agora, os militares estão aptos a participarem de operações de rastreamento em diversos ambientes rurais e áreas de caatinga.

A capacitação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), ocorreu entre os dias 08 e 13 de novembro e contou com uma carga horária de 60 horas/aula. Os militares acompanharam instruções teóricas e práticas de reconhecimento de rastro humano; distinguir através do olfato substâncias naturais e artificiais em ambiente de mata; identificação de sinais e rastros; vestígios naturais e artificiais; rastros deixados em deslocamento humano; raciocínio de memória fotográfica; comunicação por gestos e sinais; rastreamento diurno e noturno; contrarrastreamento; observação, interpretação e descrição de objetos avulsos em ambientes rurais, que prepararam os militares para rastrear, perseguir e localizar indivíduos e criminosos em qualquer área de mata fechada e ambientes inóspitos.

Segundo o instrutor do curso, sargento PMCE Felipe, o treinamento teve intensas atividades práticas e os concludentes foram avaliados criteriosamente. “O curso foi realizado inicialmente em Fortaleza com a apresentação de disciplinas teóricas, as quais dão embasamento na aplicação das técnicas de rastreamento. A segunda parte da etapa deu-se na zona rural de Independência, esta totalmente prática, a qual foi em realizada um ambiente totalmente de Caatinga, que proporcionou um grau de dificuldade extrema devido ao terreno e bioma apresentado”, explicou.

O militar também destacou a importância desse conhecimento específico no combate de possíveis alvos e ameaças. “O rastreador de combate tem por objetivo a utilização de técnicas de reconhecimento e identificação de sinais, evidências e rastros, com o objetivo de obter informação que possam precisar quantidade de indivíduos, tipo de armamento, saúde, situação psicológica, velocidade e direção”, concluiu Felipe.

As aulas foram coordenadas pelos instrutores do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) e aconteceram em Fortaleza e na zona rural do município de Independência – onde ocorreram as instruções práticas em ambiente de Caatinga, proporcionado um grau maior de dificuldade, devido ao terreno e ao bioma da região.