Operação Domus: Drogas e pássaros silvestres são apreendidos no Residencial Sabiá

5 de novembro de 2021 - 16:49 # # # # # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) deflagrou, nesta sexta-feira (5), a 22ª edição da Operação Domus. Com drogas e pássaros silvestres apreendidos, a ofensiva aconteceu, pela primeira vez, no Residencial Sabiá, no bairro Itaperi, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

Durante a ofensiva, os agentes de segurança encontraram, com apoio de um cão da 4ª Companhia do Batalhão de Policiamento de Choque/Policiamento com Cães da Polícia Militar do Ceará (PMCE), encontraram 44 unidades de medicamentos para epilepsia e outras doenças. Na ação, ainda foram encontrados papelotes de maconha, crack, cocaína, uma balança de precisão e duas facas. O material foi apreendido e encaminhado ao 16º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE). Em outra ocorrência na Operação Domus, um homem de 38 anos foi detido por furto de energia.

O Batalhão de Policiamento de Meio Ambiente (BPMA) da PMCE, durante vistoria em uma obra no conjunto habitacional, apreendeu gaiolas com cinco aves, entre elas, um galo campina, dois pássaros papa-capim e três do tipo caboclinho. Os animais foram encaminhados para um haras e um Boletim de Ocorrência foi feito para registrar o fato.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da PMCE realizaram 196 abordagens a veículos, efetuando 56 autos de infração e dez apreensões por irregularidades. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) realizou 14 abordagens a apenados que vivem no residencial. Destes, sete não se encontravam nas suas casas, mas estavam trabalhando.

Efetivo

Os trabalhos policiais foram realizados pelas Forças de Segurança e contaram com o apoio de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Enel Distribuição Ceará, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).

Operação Domus

A operação permanente, que se aproxima do quarto mês, tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas. Além de Fortaleza, as cidades de Pacatuba e Sobral já receberam edições da ofensiva.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a ofensiva, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.