Aesp e CBMCE formam novos mergulhadores de resgate

29 de outubro de 2021 - 17:32 # # # # #

Depois de quase dois meses de intenso treinamento, cinco bombeiros do estado do Ceará, dois bombeiros do estado da Bahia e um bombeiro do estado da Paraíba concluíram o Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). Agora, os profissionais são mergulhadores especialistas em resgate de vidas ou bens em ambientes subaquáticos.

A solenidade de formatura e entrega dos brevês, que marcam a conclusão do curso, aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), na Praia Formosa, em Fortaleza, e contou com as presenças do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo; do comandante do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel BM Adson Marchesine; e do chefe do Departamento de Operações de Mergulho Autônomo de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, tenente-coronel BM Tiago Aragão de Almeida.

Durante o evento, os novos mergulhadores apresentaram algumas das habilidades adquiridas no curso, com demonstrações de helocasting – exercício em que o bombeiro salta da aeronave no mar – e simulações de resgates com motos aquáticas e botes do CBMCE.

“Essa operação é complicada e ao mesmo tempo nosso mergulhador é preparado para isso. Então, eles são treinados exaustivamente durante o curso e até mesmo em novas instruções de capacitações que a gente faz para que ele tenha sempre esse conhecimento, sempre o controle e seguir o lema da Companhia de Mergulho que é segurança, habilidade e calma. Por isso, que esses nobres mergulhadores estão preparados para atuarem em todas as diversas situações em são sugeridos”, detalhou o coordenador do CMAUT/2021, major BM Francivaldo de Melo Peixoto.

Para o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo, o término desta capacitação, que é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos Corpos de Bombeiros do Brasil, traz um importante reforço para as ações de segurança do Estado.

“Hoje é um dia especial para o Sistema de Segurança Pública porque a finalização de um curso como o CMAUT, demonstra a eficiência, a eficácia e a efetividade da política de segurança pública do governador Camilo Santana, que é o trabalho integrado. O Corpo de Bombeiros com conhecimento técnico, a Academia Estadual de Segurança Pública com o conhecimento didático, educacional, e assim, conseguimos consagrar a manutenção do conhecimento de uma atividade tão importante para a corporação como o mergulho. Diante de todo esse contexto o que a gente identifica é que nós estamos conseguindo manter viva a chama do nosso lema que é vidas alheias e riquezas salvar”, destacou o coronel Ronaldo.

O treinamento

A capacitação, de 360 horas/aula, foi promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).

Durante nove semanas, os bombeiros foram submetidos à diversas situações que os testassem física e psicologicamente, tanto dentro como fora da água. As instruções aconteciam em diversos ambientes aquáticos, como piscina, rios, lagoas e comportas. Destaque para as instruções no naufrágio do Pecém, onde os alunos mergulharam em uma profundidade de 32 metros e as instruções de desvencilhamento, onde os bombeiros exploraram locais com muita vegetação, com enganchos, movimentações restritas e confinadas que dificultam a locomoção para aprimorarem as técnicas.

Uma conquista

O primeiro-tenente BM Rodrigo Monteiro é integrante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo e responsável pela orla da Praia do Futuro no serviço de guarda-vidas de Fortaleza. O profissional conquistou o primeiro lugar no CMAUT/2021.

Ele conta que desde que ingressou na corporação, em 2016, se identificou com as operações aquáticas e deseja fazer o Curso de Mergulho Autônomo. “Desde que eu entrei nos bombeiros, sempre tive esse curso como algo que eu deveria ter, como algo que eu deveria lutar por ele e só consegui fazer agora em 2021. Um curso de 60 dias que realmente puxa tudo que o profissional tem psicologicamente e fisicamente, mas no fim deu tudo certo. Fiquei muito feliz por conseguir concluir o curso, que é bastante técnico. Um curso que me aprimorou muito como profissional e como mergulhador de resgate. Um curso que traz segurança e habilidade em atuar nessa área”, declarou Rodrigo.