Supesp participa de encontro técnico com Instituto de Segurança Pública

21 de outubro de 2021 - 17:28 # # # # # # # # #

Encerrando a agenda técnica com profissionais de segurança e conferencistas da 12ª Semana da Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), representantes da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública reuniram-se na tarde desta quarta-feira (20), na sede do Instituto de Segurança Pública (ISP), no estado do Rio de Janeiro. O encontrou serviu para alinhar pontos em comum do trabalho de estratégia, pesquisa e coleta de dados de ambas as instituições e para definir possíveis parcerias para aplicação da tecnologia e inovação na área da segurança pública no Rio de Janeiro e Ceará.

Na ocasião, o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, apresentou os projetos e atividades desenvolvidas pelo órgão para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE) nas áreas de estatísticas, elaboração/ciência de dados, pesquisas e programas estratégicos como o Cientista-Chefee o Proteger. Participaram da reunião técnica: Emmanuel Rapizo, coordenador de projetos do ISP, representando a diretora-presidente do instituto, Marcela Ortiz; o analista Erick Lara; e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres.

Os técnicos do ISP apresentaram os projetos de áreas como a Coordenadoria dos Conselhos Comunitários de Segurança, canal de participação social e de comunicação entre a comunidade e os representantes das forças de segurança estaduais em cada região, na busca comum pela redução da violência; além de demonstrar o funcionamento da Coordenadoria de Estatística; Núcleo de Inteligencia; e setor de projetos e publicações como o Dossiê Mulher. O documento foi gerado início de 2021, através do Núcleo de Estudos ISP Mulher, tendo como foco a ampliação e o aprofundamento da produção de estudos, indicadores e debates sobre a violência contra a mulher.

Metas

Um dos sistemas debatidos foi o Sistema de Definição e Gerenciamento de Metas para os Indicadores Estratégicos de Criminalidade do Estado do Rio de Janeiro, conhecido como Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados (SIM), que é um modelo de gestão voltado para resultados na Segurança Pública.

Foram discutidos, ainda, formas de troca de informações e gestão para aprimorar as atividades em ambas as instituições, aperfeiçoando e ampliando sistemas e tecnologias como o cearense Status – Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança – que consiste no uso de inteligência analítica para dados criminais, utilizando a ciência de dados, estatísticas, geoprocessamento e inteligência artificial.

Supesp

Desde o primeiro semestre deste ano, a Supesp vem reforçando a integração com diversas forças de segurança e instituições voltadas para a tecnologia aplicada à segurança pública. Comitivas de agentes de segurança de estados como o Pará, Bahia e o próprio Rio de Janeiro já vieram até a sede da Supesp, em Fortaleza, para conhecer os sistemas e projetos desenvolvidos pelo órgão. Mais recentemente, a entidade enviou representantes ao estado do Piauí para conhecer ações inovadoras na área de controle de danos e riscos na área da segurança pública.