CMAUT tem dia de instrução com desvencilhamento e mergulho em comporta

20 de outubro de 2021 - 14:45 # # # #

Seguem em ritmo acelerado as instruções do Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) – capacitação promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) e coordenada pelo Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) – e que visa formar mergulhadores especialistas em resgate.

Na manhã dessa terça-feira (19), os oito alunos, que permanecem no curso, participaram de instrução sobre desvencilhamento. A atividade aconteceu no parque aquático da Aesp, momento em que puderam ser testados em situações de zero visibilidade, e com muitos obstáculos submersos, sendo necessário inclusive retirar o equipamento para passar por um local restrito, além de serem submetidos a engancho de rede de pesca.

“Todos esses cenários são alguns dos que os mergulhadores de resgate encontram nas suas diversas missões. Nas imagens e vídeos conseguimos ver que o mergulhador deve ter habilidade e calma para transpor os obstáculos e retirar todos os enganchos que foram submetidos. Todos os alunos obtiveram êxito em mais uma instrução com um elevado grau de dificuldade, e se preparam para provas finais”, explicou o monitor e instrutor do curso, tenente BM Danillo Cidreira.

Já no período da tarde, o CMAUT se deslocou para o açude Pacoti, onde tiveram uma explicação teórica sobre o funcionamento da comporta, suas peculiaridades, e orientações do procedimento a ser adotado em ocorrências que precisa ser feito mergulho próximo a esse tipo de mecanismo.

O engenheiro Berthyer, da Companhia de Gestão dos Recursos hídricos (Cogerh), explicou numa instrução teórica todo o funcionamento e características de uma comporta. Com o apoio do sr. Veridiano, que realizou o fechamento da passagem de água para minimizar os riscos, os alunos do CMAUT realizaram um mergulho na comporta do açude Pacoti, onde puderam ver fisicamente todas as peculiaridades desse mecanismo. Vários afogamentos e perdas de materiais acontecem por causa da força da passagem da água, e após o fechamento da comporta, os mergulhadores de resgate realizam a retirada ou a recuperação da vítima ou do objeto.

O CMAUT entra agora na última semana de instrução, módulo com foco em instrução de utilização de fullface, comunicação subaquática, utilização da roupa seca e descontaminação.