SSPDS realiza 19ª edição da Operação Domus em conjuntos habitacionais da Rosalina

15 de outubro de 2021 - 18:15 # # # # # #

Condomínios habitacionais do Conjunto Rosalina, no bairro Passaré, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza, receberam na manhã desta sexta-feira (15), a 19ª edição da Operação Domus. Uma moto irregular foi apreendida, uma pessoa foi detida por furto de energia e pichações de organizações criminosas foram removidas. A operação tem como objetivo verificar a existência de irregularidades e continuar o combate ao crime, proporcionando uma maior sensação de segurança aos moradores de conjuntos habitacionais.

Os trabalhos policiais foram realizados pelas Forças de Segurança e contaram com o apoio de profissionais da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Enel Distribuição Ceará, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) da Prefeitura de Fortaleza e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

Durante a 19° edição da ofensiva, a força-tarefa resultou em abordagens e diálogos com os moradores do residencial, fortalecendo o vínculo entre Estado, Município e comunidade. Durante as averiguações, a Enel constatou furto de energia em um dos apartamentos do conjunto habitacional, onde uma pessoa foi detida. Durante a operação, a AMC apreendeu uma motocicleta sem documentação.

Ao todo, 120 apartamentos e oito blocos foram vistoriados por equipes do Corpo de Bombeiros, onde diversas irregularidades comuns aos blocos foram identificadas, dentre elas, caixas de mangueiras de incêndio vazias e centrais de gás desativadas. Por esse motivo, os responsáveis serão notificados.

Houve ainda inspeções de 14 tornozelados feitas por policiais penais da SAP. Construções irregulares foram demolidas por agentes da Agefis e estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.

Outras edições

Com quase três meses de duração, a Operação Domus já realizou 19 ofensivas. A primeira aconteceu no dia 15 de julho de 2021, no residencial Alameda das Palmeiras. Outros conjuntos habitacionais também já receberam a operação. São eles: Cidades Jardim I e II, Alameda das Palmeiras II e Vila do Mar III, todos em Fortaleza; e Residencial Orgulho do Ceará II, em Pacatuba, e no Residencial Nova Caiçara, em Sobral.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a ofensiva, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.