Codes da SSPDS promove encontro com representantes do Conjunto Ceará e do Bom Jardim

15 de outubro de 2021 - 15:55 # # # # #

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade aos diálogos com as comunidades no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e pela propagação de uma cultura de paz, realizou na manhã dessa quinta-feira (14) um encontro com os representantes dos territórios do Conjunto Ceará e do Grande Bom Jardim, pertencentes à Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza.

A reunião aconteceu no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na 1ª etapa do Conjunto Ceará, e contou com representantes das duas regionais (Conjunto Ceará e Bom Jardim), do Centro Integrado de Tecnologia e Assistência Social, que promove cursos para os jovens desses territórios, representantes do conselho juvenil, dos Conselhos Comunitário de Defesa Social (CCDS), das pastorais, diretores de escolas, além de representantes das Forças da Segurança, dentre eles, da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

“Durante o encontro, foram desenvolvidos diagnósticos em relação a alguns gargalos de políticas públicas e necessidades de suporte na área da segurança a ser trabalhado nesses territórios, com objetivo de buscar o fortalecimento de pactos locais, de cooperação em prol da defesa social e da segurança nas regiões. Seguimos nessa caminhada de enfrentamento da violência, principalmente nos aspectos causais”, informou o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes.

Integrante do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do Parque Genibaú há seis anos, Luís Leão da Silva (72 anos) destacou a importância desses encontros para a união e o fortalecimento das comunidades em busca de soluções para os problemas sociais dos territórios: “É muito importante este momento de integração. Nesses encontros, diversas lideranças mostram a necessidade de cada bairro, dão suas opiniões e conseguimos o apoio tanto dos representantes da área da Segurança de nossa cidade, como também das áreas sociais”, frisou.

Nesta semana, a Codes realizou mais dois fóruns de integração sobre a mesma temática em outras duas AIS de Fortaleza, na última quarta-feira (13). Pela manhã, a reunião aconteceu no bairro Pirambu (AIS 8), e na parte da tarde, o encontro abordou as comunidades da AIS 7.