Com apoio do Videomonitoramento, PMCE captura grupo suspeito de furtar brinquedos

13 de outubro de 2021 - 15:46 # # # # # # # # #

Um grupo suspeito de furto a um estabelecimento comercial e de um ato infracional análogo ao mesmo crime, no bairro São Gerardo, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, foi capturado nessa terça-feira (12) por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Entre os materiais subtraídos da loja de departamentos estavam vários brinquedos, que foram recuperados.

A equipe da PMCE realizava o patrulhamento do bairro Monte Castelo, quando foi acionada por operadores do Videomonitoramento acerca de uma ocorrência de furto a um estabelecimento comercial no bairro São Gerardo, em que os indivíduos teriam fugido em um automóvel do tipo Chevrolet Ônix de cor prata. Com base nas informações repassadas pelos operadores, os policiais militares se dirigiram à região onde o carro foi avistado.

Os PMs deram voz de parada ao condutor, no entanto, não foram atendidos. Diante disso, os profissionais iniciaram uma perseguição e realizaram a abordagem ao grupo, composto por três adultas e dois adolescentes. Com eles, no interior do veículo, foram encontradas várias sacolas plásticas com vários brinquedos subtraídos da loja de departamentos. Três aparelhos celulares e um dichavador também foram encontrados e apreendidos.

As adultas foram identificadas como Lidiane Sabino dos Santos (33), com passagem por roubo de veículo; Mariana Rodrigues de Melo (23), com antecedente por tráfico; e Vitória Horrania Lacerda da Cunha (26), com passagens por roubos e furtos. Os adolescentes apreendidos possuem 16 anos e um deles já responde por atos infracionais análogos ao crime de furto.

O grupo foi conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), para onde também foram levados o carro e o material recuperado. Na unidade policial, foram registrados os procedimentos e os bens recuperados na ação foram restituídos. As adultas foram autuadas por furto e por integrar organização criminosa. Já os adolescentes foram autuados em atos infracionais análogos aos respectivos crimes. A PC-CE, por meio do 3º Distrito Policial (3º DP), segue apurando o caso com o objetivo de identificar se houve participação do grupo em outras práticas ilícitas na região.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3101-2229, do 3º DP. O sigilo e o anonimato são garantidos.