Governo do Ceará inaugura novo núcleo da Perícia Forense em Crateús

8 de outubro de 2021 - 16:31 # # # #

Texto: Daniel Herculano Foto: Tiago Stille

O governador Camilo Santana inaugurou, nesta sexta-feira (8), o Núcleo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) no município de Crateús, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16) do Ceará. Estiveram presentes, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron; o perito geral da Pefoce, Júlio Torres, além de outras autoridades. O Governo do Ceará investiu cerca de R$ 4,4 milhões na construção do prédio e na compra de equipamentos.

“Esse é mais um equipamento que a gente entrega na área da segurança pública. Aqui já implantamos o Raio e o sistema de Videomonitoramento, refizemos a sede do Corpo de Bombeiros, e vamos inaugurar em breve uma nova base do Ciopaer, com helicóptero 24 horas para atender à cidade e à região. Já licitamos a construção de uma nova delegacia da Polícia Civil e da Casa da Mulher Cearense para acolher e lutar pelos direitos das mulheres. Esse tem sido nosso papel, de interiorizar as ações e os equipamentos de segurança pública por todo o Estado. Antes só tínhamos a Pefoce em Fortaleza, hoje chegamos à nona unidade”, disse.

O chefe do Executivo estadual falou ainda sobre o concurso da Pefoce que segue em andamento no Estado. “Estamos fazendo uma série de concursos públicos, incluindo para a Pefoce, que praticamente vai dobrar os servidores. Além de acolher essas pessoas, a Pefoce tem um papel importante de inteligência, da polícia científica. Quando acontece um crime, é a ela quem recorremos com investigação, laudo de balística das armas, recolhe as provas e refaz a cena do crime, com equipamentos no Ceará que poucos estados do Brasil tem. O que há de melhor e mais moderno no mundo, a nossa Polícia Forense possui”, listou Camilo Santana.

O núcleo foi entregue com equipamentos e mobiliário modernos específicos para a área de atuação da Perícia Forense e com novas viaturas. Com uma área de 2.969,86 m², o novo núcleo da Pefoce conta com salas de espera, de exames e consultório, de digitação e identificação, de armas, de perícia criminal, dois laboratórios e sala de laudos, necrópsia e refrigeração, de reconhecimento de corpo, entre outros espaços.

“Quero parabenizar a todos os envolvidos na Pefoce, que desde de março, promovem uma revolução na gestão da Perícia Forense do Estado. Estamos aumentando em 40% os servidores com concursos públicos, e celebramos aqui essa entrega tão importante para a cidade e região. Com o nono núcleo da Pefoce no Ceará, ganha a população e ganha a polícia científica, pois quando se fala numa investigação, é essencial o trabalho da polícia civil, mas também da polícia científica. Não mediremos esforços para trabalhar mais pela segurança pública do Ceará, e aqui em Crateús não será diferente”, relatou o titular da SSPDS, Sandro Caron.

O perito geral, Júlio Torres, falou sobre a inauguração do Núcleo da Pefoce da Região de Crateús e da extrema importância do processo de interiorização da Perícia. “Esse é o nono núcleo a ser inaugurado e em breve teremos o 10º núcleo de Perícia Forense. Isso mostra que a presença física da Pefoce no interior é essencial para sua atividade, no auxílio às investigações, na produção de prova pericial, para somar aos inquéritos policiais e à investigação da Polícia Civil”.

Júlio falou ainda da satisfação com a parceria e o apoio que vem sendo dado pelo governador Camilo Santana e pelo secretário de segurança pública, Sandro Caron, no sentido de investir na Pefoce, para que essa possa trazer uma sensação de segurança à população do Estado do Ceará, através da contribuição da polícia científica para as investigações: “Nós que fazemos a Perícia Forense estamos extremamente felizes com a forma como está sendo conduzida pelo Governo do Estado a expansão da perícia, para que possamos atuar em todas as partes do Ceará, de forma a atender positivamente toda a população, trazendo respostas mais rápidas, tanto na questão da liberação dos corpos, como na parte de identificação de vestígios em local de crime”, disse.

Sertão dos Crateús

A nova unidade da Pefoce beneficiará a população de 12 municípios que fazem parte da região. O novo núcleo da Pefoce atenderá mais de 342 mil habitantes dos municípios de Ararendá, Crateús, Croatá, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Ipu, Nova Russas, Novo Oriente, Poranga e Tamboril.

Irão funcionar na nova unidade os Núcleos de Biologia e Bioquímica, Toxicologia e DNA Forense, ligados à Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forense (Calf); a Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), que realizará exames de lesão corporal de diversos tipos; e a Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), que atuará com os Núcleos de Identificação Civil.