Codes da SSPDS promove reunião de enfrentamento à violência na área do Grande Papicu

7 de outubro de 2021 - 10:24 # # # # # # # #

Dando continuidade às reuniões de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e da propagação de uma cultura de paz por meio de ações compartilhadas nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, na manhã dessa quarta-feira (6), um encontro com o Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) e outras entidades do Grande Papicu (AIS 10).

O encontro aconteceu no Instituto JCPM de Compromisso Social, no Shopping Riomar Fortaleza, e contou com a presença de representantes da SSPDS, do 22º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), além de diretores de instituições de ensino, de representantes do Instituto JCPM, de empresários locais e de associações.

“A reunião teve como objetivo reunir forças, formar um consórcio do bem com os diversos atores institucionais e comunitários, promovendo essa rede de enfrentamento e de apoio solidário às ações de prevenção à violência e de apoio às repressões nos territórios vulneráveis”, destacou o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes. “O momento foi para solidificarmos essa parceria, estabelecendo os contatos para a discussão de diagnósticos de enfrentamento da violência, priorizando a resolução conjunta dos problemas, além de firmamos compromisso de, mensalmente, estarmos reunidos para o acompanhamento dessas ações”, acrescentou.

Presidente há mais de 20 anos do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do São João do Tauape, o professor José Hilton de Castro, presente à reunião dessa quarta-feira, destacou que o encontro foi um importante momento de integração das comunidades com os representantes do sistema de segurança pública do Estado. “Mostramos o que cada comunidade tem realizado de positivo no enfrentamento para a redução da violência no Estado do Ceará. E esperamos que, com o retorno das atividades normais pós-pandemia, essa parceria volte com mais força e que cada um mostre o potencial de sua comunidade e como ela pode contribuir com essa rede”, acrescentou. A próxima reunião da Coordenadoria de Defesa Social acontece nesta quinta-feira (7) e o encontro será no auditório do 16º Batalhão da PMCE, em Messejana (AIS 3).

O que é o CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as incumbências estão: estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o governo lhe coloca à disposição; permitir à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população nos órgãos de Segurança Pública, entre outras ações.